Terceira Idade

23/09/2014 02:05 - Atualizado em 05/12/2016 12:13

Esportes radicais para idosos são opção para quem gosta de adrenalina

Esportes radicais para idosos trazem benefícios para o corpo e para a mente.

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Redação

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Envelhecer é inevitável, mas manter-se na ativa é opção de cada um. É nisso que acreditam os idosos que veem a terceira idade como a melhor das idades e consideram a juventude um estado de espírito. Cada vez mais, vovôs e vovós estão deixando o sofá para se aventurar em busca de adrenalina. E o aumento do número de esportes radicais para idosos é uma prova disso.

O interesse crescente da terceira idade por esportes radicais pode se relacionar ao fato de que os idosos de hoje faziam parte da juventude que revolucionou costumes na década de 1960. Eles representam um estilo diferente de pais e avós, que busca praticar mais atividade física e menos bingo.

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Opções de esportes radicais para idosos

No Brasil, os radicais da terceira idade não têm dificuldade para encontrar opções de esportes radicais para idosos. A preferência sempre se dá por atividades ao ar livre, que explorem a natureza e estejam em contato com o meio ambiente.

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Com alguns cuidados e precauções especiais, respeitando as limitações da musculatura, é possível se divertir sem riscos à saúde.

Na verdade, a maioria desses exercícios traz diversos benefícios físicos e mentais de seus praticantes. Algumas da alternativas que têm feito sucesso incluem:

- Paraquedismo

- Arvorismo

- Rapel

- Rafting

- Escalada

- Tirolesa

- Mergulho

- Skate

- Snowboarding.

Os benefícios dos esportes radicais para idosos

Muitas pessoas relacionam a terceira idade a doenças, debilidades físicas e incapacidade funcional. De fato, o envelhecimento do corpo é responsável por uma série de complicações, que podem incluir senilidade, doenças cardiovasculares, derrame, diabetes e osteoporose. Além disso, podem ocorrer perdas significativas na flexibilidade, no equilíbrio, na coordenação motora e na força do idoso.

Nesse sentido, a atividade física surge como uma das principais aliadas no combate ao processo de envelhecimento. Os benefícios à saúde são vários, e é também por isso que os esportes radicais para idosos estão se popularizando:

- Maior força muscular e flexibilidade

- Manutenção do peso

- Diminuição do risco de lesões musculares

- Melhoria do condicionamento cardíaco e respiratório

- Melhoria do controle do diabetes

- Melhoria da coordenação motora e do equilíbrio

- Melhoria da autoestima

- Diminuição do risco de depressão

- Estímulo da capacidade cognitiva.

Sempre é importante lembrar que toda e qualquer atividade física, principalmente nesse período da vida, deve ser acompanhada por um especialista da área. Exercitar-se sem orientação médica pode implicar riscos à saúde de qualquer pessoa. Recomenda-se que, primeiramente, um médico seja procurado para dar o aval à prática esportiva específica.

Além disso, alguns cuidados básicos são fundamentais durante a prática de qualquer esporte, como ingerir líquidos durante a atividade física, a fim de manter o corpo hidratado, alongar-se antes e após os exercícios e utilizar roupas e calçados adequados.

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atividade física
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