Terceira Idade

05/01/2015 05:27 - Atualizado em 01/12/2016 09:32

Esporte na neve: Cuidados para o idoso praticar

Com os devidos cuidados com a segurança, esporte na neve é alternativa divertida.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Praticar esporte na neve requer cuidados, principalmente para os idosos. Apesar de serem divertidos e trazerem benefícios à saúde, as práticas no gelo são perigosas, pois requerem atenção e preparo para que seja possível se divertir com segurança. Saiba quais são os principais cuidados antes de se aventurar para não entrar numa fria, literalmente.

esporte na neve

Os idosos e os esportes de neve

No caso dos idosos, a prática de um esporte na neve é possível, mas requer cuidados dobrados. Por exigirem muito da capacidade de articulação e do funcionamento cardíaco e respiratório, os mais velhos precisam de um bom preparo físico e aval do médico.

Os exercícios físicos são aliados na prevenção de doenças e no tratamento de diversos distúrbios no corpo. Porém, eles devem ser praticados na medida certa. Para exercer alguma atividade no gelo, o idoso deve estar seguro quanto ao seu preparo físico e suas capacidades orgânicas.

Na neve, a respiração pode ficar um pouco mais difícil em função do clima seco e gelado. Por isso, esteja consciente de que é preciso estar bem equipado e preparado.

Além disso, por exigir manobras, tanto o esqui quanto o snowboard vão demandar uso das articulações. Osteoporose e outros problemas dos ossos são empecilhos para a prática e podem ser agravados se não houver os devidos cuidados.

Onde praticar esporte na neve

Não é apenas nos países gelados que se pode praticar um esporte na neve. Até mesmo no Brasil há ambientes preparados para simular as condições que parecem existir apenas na Europa. Pistas são equipadas para permitir a prática tanto por crianças como por idosos, desde que com acompanhamento de profissionais treinados.

Na Argentina, país vizinho, a cidade de Bariloche é um destino turístico para quem quer se divertir em um esporte na neve. O local é situado na Cordilheira dos Andes e abriga diversos lagos e parques. Empresas brasileiras fazem pacotes para quem deseja visitar e se aventurar nas montanhas.

Esqui e snowboard são opções mais comuns

O esqui surgiu a partir de uma necessidade de deslocamento. Praticado com duas pranchas de madeira, fixadas com tiras de couro para as pernas e duas barras para deslizar, esse esporte na neve é hoje um grande atrativo em locais como Canadá, Estados Unidos, Argentina e vários países da Europa e Ásia.

Os declives, as subidas e os caminhos tortuosos deram origem ao esqui como prática esportiva. Os movimentos para evitar cair, as manobras e a flexibilidade foram moldando um novo tipo de exercício no clima frio. Hoje, existem formas de esquiar com roupas próprias, pranchas de modelos variados, botas específicas e conforto para o esporte.

Nascido no final dos anos 80, o snowboard era praticado com pranchas de madeira puxadas por uma corda em um trenó. Mais tarde, o esporte na neve evoluiu, sendo então a prancha fixada na bota do praticante, como no esqui. Essa modalidade esportiva se popularizou rapidamente por ter um caráter mais radical, semelhante ao skate e ao surf. Hoje, já existem campeonatos e eventos para o esporte.

Pronto para brincar com segurança na neve? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
terceira idade
esqui
snowboard
esportes

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ