Terceira Idade

18/09/2015 02:50 - Atualizado em 17/12/2016 11:45

Equilibre as energias com a kundalini yoga

Com o objetivo de despertar a energia dormente da coluna, a modalidade promove movimentação e meditação.

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Redação

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Partindo do princípio de que todos temos uma energia vital dormente em nossa coluna, a kundalini yoga propõe exercícios e movimentos para que o praticante consiga despertá-la e desfrutar dos seus muitos benefícios.

Esse tipo de yoga trabalha com diferentes séries de movimentos, as kriyas, incluindo posturas corporais (asanas), movimentos das mãos (mudras) e respiração (pranayamas). Além disso, mantras e meditação também estão presentes na modalidade.

mulher praticando kundalini yoga

Kundalini yoga: A serpente enrolada

A energia que se busca nessa atividade é ilustrada como uma serpente dormente enrolada na base da espinha dorsal. Essa imagem conceitua a energia presente na coluna e os movimentos da atividade, que é conhecida como a "yoga do despertar".

Além de relaxar a musculatura, a kundalini yoga colabora para o fortalecimento e a resistência dos músculos, bem como melhora a flexibilidade. Além disso, contribui para a capacidade respiratória, do sistema nervoso e até mesmo do sistema imunológico.

A técnica visa a despertar a energia adormecida, intensificando os chakras do corpo, unindo a consciência interior e superior de forma regular. A energização do corpo garante mais tranquilidade, leveza e bem-estar.

Adeptos da prática acreditam que essa yoga possa funcionar como um reservatório de energia, que deve ser libertada, limpando e revigorando o metabolismo e a saúde piscofísica do ser humano.

kundalini yoga infografico

Os benefícios da yoga

Assim como outras atividades físicas, a yoga promove o movimento e, consequentemente, traz benefícios para o organismo de qualquer pessoa. A modalidade pode ser uma poderosa aliada no alívio de dores no corpo, na melhora da respiração e do sistema cardiovascular e no fortalecimento da confiança e da autoestima.

Além disso, um estudo publicado pela Harvard Health, em 2004, revelou que a yoga pode reduzir o impacto do estresse exagerado e ser eficaz contra a ansiedade e a depressão. Seguindo a mesma linha, um estudo alemão, publicado em 2005, mostrou que a atividade também pode melhorar o humor, a insônia e dores de cabeça.

Para o público da terceira idade, em especial, a yoga também se mostra efetiva na potencialização das tarefas cognitivas, como a memória. Vale lembrar também que a atividade é uma forma de inovar a rotina do dia a dia, bem como uma oportunidade de fazer parte de um grupo e promover as relações sociais.

[[saiba_mais]]

A popularização da yoga contribui para um aumento significativo de locais que oferecem aulas. No entanto, nem todos possuem profissionais qualificados e, por isso, podem colocar em risco a saúde de seus alunos.

Converse com amigos que pratiquem a modalidade e pesquise por locais de confiança. Os movimentos da yoga devem ser feitos de maneira correta para serem eficazes e evitar lesões. Além disso, o acompanhamento durante a execução das atividades é fundamental para que o indivíduo possa aprender corretamente.

Você já praticou a kundalini yoga? Quais foram os resultados? Comente e compartilhe a sua experiência com outros leitores do Vivo Mais Saudável!

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