Terceira Idade

21/02/2016 02:00 - Atualizado em 29/11/2016 09:51

Entenda como deve ser o treino de musculação para idosos

Exercícios de musculação ajudam o idoso a ter maior autonomia no dia a dia.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quanto mais a idade avança, mais frequentes são as dores e maiores são as dificuldades de locomoção. Isso fica pior quando, em vez de adotar uma vida mais ativa, a pessoa se entrega ao sedentarismo. A musculação para idosos é um hábito saudável, que ajuda a amenizar as intempéries da idade e dar maior qualidade de vida a quem a pratica.

Afinal, mais importante que prolongar os anos que temos pela frente é garantir a manutenção da nossa capacidade funcional e a independência pelo maior tempo possível. Ou você não se importa em precisar dos cuidados de alguém para realizar as atividades mais básicas? A musculação existe justamente para que essa capacidade de fazer as tarefas sozinho não seja perdida.

homem pratica musculação para idosos

Musculação para idosos exige cuidados

Apesar dos evidentes benefícios, a prática da musculação na terceira idade não deve ser indiscriminada. Esse tipo de exercício é contraindicado principalmente para quem sofre de insuficiência cardíaca, miocardite ativa, angina pectoris, embolia recente, doenças infecciosas agudas, hipertensão severa e outros tipos de arritmias.

A recomendação principal é jamais começar uma rotina de atividades físicas sem o aval de um médico. Caso ele permita, é fundamental contar com um profissional de Educação Física ou um fisioterapeuta, que fará uma avaliação física e desenvolverá um programa de exercícios individualizado.

Alguns cuidados devem ser permanentes: antes e depois de cada sessão de treinamento, os exercícios de aquecimento e relaxamento são essenciais. O idoso deve esperar pelo menos duas horas após as refeições antes de praticar as atividades, além de manter-se sempre muito bem hidratado.

Sentindo tonturas, falta de ar, náusea, dores, febre e outros sintomas que causem desconforto, a recomendação é parar a atividade e consultar um médico. O mesmo deve acontecer caso alguma articulação esteja inchada, vermelha ou sensível ao toque.

mulher pratica musculação para idosos

Benefícios da musculação para idosos

Se você ainda não está convencido de como a musculação para idosos vale a pena, listamos mais alguns dos benefícios. Confira:

Mais autonomia

Como já dito, a principal vantagem da musculação na terceira idade é a autonomia para seguir uma vida independente. Fortalecendo a musculatura, o idoso fica menos suscetível a quedas, que comumente ocasionam a quebra de um osso.

Ossos fortalecidos

Falando em ossos quebrados, os exercícios de musculação aumentam a densidade óssea. Ou seja, o idoso que trabalha os músculos tem menos chance de desenvolver osteoporose, evitando fraturas.

Menos dores

Sabe aquelas dores na coluna ou nos joelhos, das quais os idosos vivem se queixando? A musculação comprovadamente ajuda a combater dores em articulações e ainda melhora a postura corporal.

Menos gordura

Manter uma rotina regular de exercícios ajuda a reduzir a gordura corporal e, portanto, as doenças relacionadas a ela. Isso também colabora para perder peso e levar uma vida mais confortável.

Melhor sono

Todo mundo faz questão de uma noite de sono tranquila. É fato que quem pratica exercícios dorme mais rápido, mais profundamente e com menos interrupções. Ou seja, tem um sono de maior qualidade.

Bem-estar mental

Não há como dissociar os fatores anteriores do bem-estar psicológico. Além de aumentar os níveis de serotonina no corpo, melhorando o humor e prevenindo a depressão, a manutenção da autonomia de um idoso no seu dia a dia tem influência inequívoca na autoestima e na qualidade de vida.

Convencido das vantagens da musculação para idosos? Então compartilhe esse artigo com seus seguidores nas redes sociais! Não se esqueça de deixar um comentário abaixo e contribuir para a troca de ideias. E aproveite, ainda, para conferir mais dicas de atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
academia
força muscular
autonomia
envelhecimento

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ