Terceira Idade

17/08/2014 01:19 - Atualizado em 02/12/2016 10:50

Elimine as dores: Veja 4 exercícios para melhorar a postura do idoso

Técnicas de yoga são opção para aprimorar equilíbrio e melhorar a postura do idoso.

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Redação

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A postura do idoso é um dos fatores que mais precisam ser trabalhados quando a idade começa a avançar. As suas limitações e atividades físicas podem necessitar de uma maior atenção. Uma das melhores formas de corrigir erros posturais e eliminar as dores que surge no corpo durante o envelhecimento é aderir à prática da yoga.

Yoga pode corrigir a postura do idoso

A prática do yoga em idosos é uma ótima opção para fortalecer as suas musculaturas. É também uma alternativa para evitar as quedas. Para tanto, é preciso apenas lembrar que as atividades desempenhadas pelas pessoas de mais idade são diferentes daquelas que os jovens praticam.

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4 exercícios para melhorar a postura do idoso

1. Libertação

Essa técnica exercita principalmente as regiões lombares e dos quadris.

Passo 1: Fique no chão, com a barriga para cima, os joelhos dobrados e com os pés fixos no chão;

Passo 2: Puxe a coxa direita de modo que ela fique em frente à região do peito;

Passo 3: Endureça a sua perna esquerda no chão, mas continue com o pé flexionado;

Passo 4: Vire-se para o lado, mas mantenha a nádega direita no chão;

Passo 5: Puxe um respiração e aproveite para relaxar;

Passo 6: Agora repita este movimento invertendo tudo, para exercitar o outro lado do corpo.

2. Vara

Essa posição, além de ser ótima para a postura do idoso, também traz benefícios para as articulações.

Passo 1. Sente-se no chão com as pernas eretas. Garanta que está com a postura reta;

Passo 2. Estique as suas mãos em direção aos pés;

Passo 3: Garanta que seus pés estão flexionados em direção ao seu corpo;

Passo 4. Tente deixar a região do abdômen dura e não se curve;

Passo 5. Mantenha essa posição por cerca de 20 segundos.

3. Relaxamento

Este é um exercício que, como o próprio nome já diz, visa o relaxamento. Além de melhorar a postura do idoso, contribui para a eliminação do estresse. É uma técnica muito usada no final das aulas de yoga.

Passo 1. Deite no chão, apoiando a cabeça em um travesseiro e com as costas no chão;

Passo 2. Afaste as suas pernas em mais ou menos trinta centímetros;

Passo 3. Deixe os seus braços para o lado do corpo, mas com a palma da mão apontando para cima;

Passo 4. Tome o cuidado de alinhar a sua coluna com os ombros;

Passo 5. Respire e transpire, de forma bem relaxada. Sinta a energia entrando e saindo do seu corpo.

4. Curvas na cadeira

Essa posição, além dos benefíios para a postura do idoso, também é ótima para reduzir os níveis da pressão arterial.

Passo 1. Sente em uma cadeira;

Passo 2. Deixe os seus joelhos colados e apoie o seu pé no chão.;

Passo 3. Respire e quando for transpirar, mova-se com o tronco para frente;

Passo 4. Deixe os braços esticados e bastante soltos;

Passo 5. Repita este movimento por mais três vezes.

Esses são apenas alguns exercícios de yoga que podem ser aplicados para melhorar a postura do idoso e outros fatores que envolvam a sua saúde. Se você está na terceira idade ou próximo dela, não se esqueça: é preciso se se exercitar. Que tal começar agora mesmo?

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