Terceira Idade

23/06/2014 09:00 - Atualizado em 02/12/2016 11:16

Dinâmicas para idosos: conheça os benefícios

Dinâmicas para idosos promovem a qualidade de vida na terceira idade.

POR

Redação

  • +A
  • -A

As dinâmicas para idosos acarretam inúmeros benefícios à saúde física e mental de quem está na terceira idade. São atividades que ajudam a estimular os sentidos e a promover a integração e a coordenação motora dessas pessoas.

O que são dinâmicas para idosos

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Com a expectativa de vida cada vez mais alta, são necessários cada vez mais estudos sobre a qualidade da vivência na terceira idade. Até hoje, entre os fatores mais importantes citados para o envelhecimento saudável, estão aspectos como o estado emocional e a interação social, dois componentes que são exercitados na dinâmica para idosos.

Essas atividades são coordenadas por profissionais capacitados, que avaliam as condições físicas e mentais dos participantes com o objetivo de adaptar os exercícios ao grupo. Assim, toda dinâmica é única. Em comum, esses exercícios buscam integrar os idosos, entretê-los e levá-los ao esforço físico moderado, de forma lúdica. Alongamentos, meditação, jogos de adivinhação, canto, encenação e danças são comuns.

Objetivos das dinâmicas para idosos

- Buscar o conhecimento do outro e partipar de uma atividade em grupo

- Encontrar convivência com colegas da mesma faixa etária

- Entreter-se em atividades construtivas em vez de se apoiar no ócio

- Desinibir idosos que estão há muito tempo sem contato social

- Desenvolver a comunicação verbal e não verbal

- Redescobrir sistemas de valores e estados emocionais

- Dar vazão ao excesso de energia

- Propiciar momento de atividade física moderada

- Incrementar capacidade mental.

Benefícios das dinâmicas para idosos

Quando o assunto é qualidade de vida, as dinâmicas para idosos têm se revelado muito benéficas para a preservação dos relacionamentos interpessoais, da saúde física e do bom equilíbrio emocional

Como um dos aspectos fundamentais para a percepção da felicidade, indicador subjetivo de qualidade de vida, é o convívio social, as dinâmicas para idosos conseguem cumprir esse papel. Isso porque essas atividades promovem a integração do idoso em grupos nos quais ele acaba se sentindo amado, respeitado, útil e, principalmente, envolvido em exercícios físicos, ocupacionais e de recreação.

O principal intuito das atividades oferecidas aos idosos é propiciar o envelhecimento de forma saudável, dando ênfase a esforços para a manutenção da independência e autonomia do idoso. A inatividade é um dos elementos que mais compromete a qualidade de vida das pessoas - de forma ainda mais contundente quando se está na terceira idade.

Então as dinâmicas para idosos são alternativa para combater a inatividade, promovendo atividades educativas e integradoras, como meio de socialização dos idosos. Eles acabam sendo inseridos novamente em um ambiente de diálogo e socialização com pessoas da mesma faixa etária.

Envelhecimento saudável

Na terceira idade, muitas pessoas acabam perdendo amigos, isolando-se em casa e, por fim, abandonando atividades sociais e físicas. Nessa situação, a deterioração mental costuma ocorrer ainda mais rápido. Por isso, as dinâmicas para idosos são ferramenta importante no envelhecimento saudável.

Com elas, as pessoas que se encontram no grupo de terceira idade podem fazer parte de um grupo e se sentir parte integrante e ativa da sociedade. Segundo diversos estudos, esse é um dos requisitos para a qualidade de vida na terceira idade.

Gostou do texto? Então deixe seu comentário ou conte-nos sua experiência!

 

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ