Terceira Idade

01/10/2015 06:44 - Atualizado em 13/10/2016 08:25

Dia Internacional do Idoso: Exercícios aumentam expectativa de vida

Atividades físicas podem prolongar em até cinco anos o tempo de vida dos idosos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Em 1º de outubro se comemora o Dia Internacional do Idoso.  A data ressalta a importância desse grupo na sociedade e reacende o debate sobre a responsabilidade de todos na luta por direitos, respeito e igualdade e no incentivo à melhora da qualidade de vida na terceira idade.

Dados de 2013 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a população brasileira, estimada em 201,5 milhões de pessoas, está cada vez menor em número de crianças e maior em idosos. Cerca de 13% da população brasileira tem acima de 60 anos.

dia internacional do idoso com senhor na bicicleta

Dia Internacional do Idoso: Saúde e qualidade de vida

Assim como em outras fases da vida, a prática de esportes, caminhada, pilates ou qualquer outro tipo de atividade física pode ser uma importante aliada na hora de garantir mais saúde para a vida dos idosos.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Oslo, na Noruega, mostrou que o exercício regular pode prolongar em até cinco anos a expectativa de vida de um idoso. Os pesquisadores acompanharam 7,7 mil indivíduos de 68 a 77 anos por um período de 12 anos.

O estudo comprovou que aqueles que praticavam três horas de exercícios semanalmente viveram cerca de cinco anos a mais, em relação àqueles que levavam uma vida sedentária.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o sedentarismo é o quarto maior fator de risco de mortalidade ao redor do mundo, ligado diretamente a doenças crônicas como obesidade, diabetes e hipertensão.

Apenas 30 minutos de atividade física diária já são suficientes para um impacto bastante positivo na saúde e, também, na qualidade de vida. Movimentar-se faz com que o praticante se sinta mais disposto, resistente e capaz de executar sozinho tarefas do dia a dia. Além disso, fazer parte de um grupo ou time possibilita a melhora das relações sociais e até do humor.

dia internacional do idoso senhora fazendo hidroginástica

Respeito e carinho são essenciais

O Dia Internacional do Idoso também incentiva a pensar sobre o espaço dos mais velhos na sociedade. O número de pessoas acima de 60 anos está crescendo e isso causa impactos para o país.

O problema não gira apenas em torno do abandono em lares, mas, também, na intolerância e até mesmo na indiferença com que muitas pessoas tratam esse grupo. Para mudar esse cenário, é necessário ter consciência.

Saiba Mais
Projetos para terceira idade proporcionam qualidade de vida
Creche para idosos? Veja quando é necessário recorrer a profissionais
Terceira Idade: Saiba priorizar grupos de alimentos importantes nesta fase da vida

Ceder o assento no ônibus para um senhor ou senhora, ajudá-la a carregar sacolas ou fornecer informações são algumas atitudes pequenas, mas que colaboram para uma sociedade melhor. Além disso, incentivar o avô ou a avó a manter-se ativo na maturidade colabora para que todos vivam com mais saúde e disposição.

No Dia Internacional do Idoso, o Vivo Mais Saudável quer saber: na sua opinião, quais é o maior desafio que as pessoas mais velhas enfrentam na sociedade? Como será que é possível mudar essa situação? Colabore para a discussão deixando o seu comentário!

TAGS
maturidade
qualidade de vida
expectativa de vida
envelhecimento saudável

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ