Terceira Idade

24/12/2014 02:05 - Atualizado em 08/12/2016 12:25

Descubra 4 exercícios respiratórios indicados para idosos

Alguns exercícios respiratórios têm o poder de amenizar o enfraquecimento da ventilação.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quando se fala no declínio funcional do organismo, que surge com a terceira idade, a maioria das pessoas pensa de imediato na perda da visão e da audição. O sistema respiratório, no entanto, também merece atenção: há progressiva diminuição de seu desempenho em virtude de alterações estruturais e funcionais. Confira alguns exercícios respiratórios capazes de amenizar o problema.

A importância dos exercícios respiratórios

As alterações na estrutura do organismo fazem parte do processo natural de envelhecimento. Não há como evitar. Quando falamos da função pulmonar, vários fatores podem ser responsáveis por seu declínio: tabagismo, poluição ambiental, exposição profissional, doenças pulmonares, diferenças socioeconômicas e étnicas. Com a terceira idade, esses fatores se agravam.

exercícios respiratórios

O sistema respiratório do idoso é afetado por modificações que ocorrem nos pulmões, na caixa torácica, na musculatura respiratória e no chamado drive respiratório. Com o envelhecimento do organismo, um fenômeno conhecido como ossificação das cartilagens das costelas se sucede, além de alterações na coluna vertebral, o que reduz a funcionalidade da caixa torácica.

Com essas modificações, a expansão pulmonar é prejudicada, o que provoca a diminuição da capacidade inspiratória e ocasiona a debilidade da musculatura do tórax e do diafragma.

O enfraquecimento da musculatura respiratória prejudica o processo de tensionamento do músculo, dando origem a pressões e a movimentos anormais durante a respiração. Estima-se que um idoso de 60 anos precise fazer 20% a mais de força em um determinado nível de ventilação quando comparado a um jovem de 20 anos.

Veja 4 exercícios respiratórios indicados para idosos

A fisioterapia respiratória é uma especialidade da Fisioterapia cujo objetivo é a prevenção e o tratamento de doenças que atingem o sistema respiratório, como a asma, a bronquite, a insuficiência respiratória e a tuberculose.

Os exercícios respiratórios pretendem melhorar o fluxo de oxigênio para todo o organismo. O objetivo é liberar as vias respiratórias das secreções que eventualmente a obstruam, aumentando a capacidade ventilatória do pulmão. Se achar necessário, o fisioterapeuta pode recorrer a aparelhos que fluidificam e facilitam a retirada das secreções, como o flutter e o nebulizador. Alguns exercícios incluem:

1. Respiração diafragmática

Talvez seja o mais importante do exercícios respiratórios. A respiração diafragmática tem esse nome porque expande o diafragma e leva o ar rico em oxigênio até o abdômen. É possível aumentar de forma significativa a capacidade volumétrica dos pulmões por meio dessa técnica.

Para realizá-la, você deve sentar-se em uma posição confortável, fechar os olhos, colocar a mão sobre a barriga e concentrar-se na respiração. Inspire pelo nariz e procure movimentar o abdômen - e não o tórax - ao fazê-lo. Retenha o ar por dois segundos e em seguida expire lentamente pela boca.

2. Respirando com os braços estendidos

Ao mesmo tempo em que inspira pelo nariz, levante os braços e mantenha-os estendidos. Ao expirar lentamente, abaixe os braços no mesmo ritmo. Se o movimento provocar tosse, não a reprima.

3. Ciclo ativo da respiração

Realizada em três fases: primeiramente, respirações predominantemente diafragmáticas; depois, inspirações profundas, com baixa velocidade; por fim, eliminação da secreção (que pode envolver equipamentos especiais).

4. Aceleração do fluxo expiratório

A técnica visa ao aumento da velocidade do fluxo expiratório, a fim de deslocar o muco preso no organismo. É realizada por meio de uma manobra especifica de compressão torácica, que fica a cargo do fisioterapeuta.

Que tal aproveitar essas dicas de exercícios respiratórios para viver com mais qualidade? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
respiração
terceira idade
saúde
idosos

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ