Terceira Idade

28/03/2015 04:13 - Atualizado em 04/12/2016 10:29

Depressão na terceira idade pode ser combatida com exercícios

Atividades são essenciais para reduzir as chances de problemas cardiorrespiratórios.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Nem sempre o avanço da idade é sinal de serenidade e paz de espírito. Bastante comum, a depressão na terceira idade atinge aproximadamente 15% dos idosos, sendo que 2% apresentam depressão grave. Em hospitais e asilos, os números podem ser ainda maiores, devido à solidão e à tristeza que acompanham a condição de muitos.

Mesmo com as dificuldades de tratamento, dependendo do caso, a depressão na terceira idade pode ser curada. Uma das formas mais eficientes para combater esse problema são os exercícios físicos, principalmente se praticados em grupo. Saiba como cuidar da doença e conheça atividades que ajudam no combate.

depressao-na-terceira-idade-vms

Por que acontece depressão na terceira idade?

Existem diversas razões que explicam a depressão na terceira idade. Com a mente menos ocupada, os idosos passam a prestar mais atenção aos problemas. Por isso, é função dos filhos incentivá-los a procurar cursos e oportunidades para aprenderem algo novo.

Exercitar o corpo e a mente é fundamental para que eles aproveitem o tempo livre da melhor forma possível.

Algumas famílias costumam tratar o idoso como incapaz de realizar atividades que antes eram possíveis para ele. Portanto, deixe que eles mesmos descubram seus limites e fraquezas, não atribuindo rótulos ou impondo atividades que eles possam ou não realizar.

Dialogue sempre e explique por que acredita que ele deve realizar ou não tal trabalho ou função. Sempre permaneça calmo e paciente.

Se achar necessário, busque ajuda terapêutica. Um profissional da psicologia pode enxergar problemas do ponto de vista externo ao circuito familiar. Ele é a pessoa mais indicada para recomendar tratamentos e estabelecer diagnósticos.

No entanto, não force um tratamento. A depressão na terceira idade requer um trabalho em conjunto, de conscientização para recuperar o bem-estar.

Combatendo a depressão na terceira idade

Os exercícios físicos são excelentes no combate à depressão na terceira idade. Eles proporcionam benefícios essenciais para evitar e cuidar do problema. Um dos principais ganhos dos idosos com a prática é a melhora no sono, em função da endorfina. Essa substância é liberada durante uma corrida, uma caminhada ou uma volta de bicicleta.

Responsável pelo sentimento de alegria, a endorfina também gera prazer. Regulando o metabolismo e reduzindo o estresse, o exercício físico deixa o sono mais relaxante e tranquilo. Além disso, combate o sedentarismo e ocupa a mente e o corpo.

A postura também é beneficiada, com a prática de exercícios por idosos. As poses curvadas, comuns da idade, podem ser combatidas com a elevação das costas e os impulsos durante uma caminhada. Além disso, a região lombar é fortalecida, promovendo maior equilíbrio do corpo e evitando dores nas costas.

Qualquer que seja a idade, a obesidade é um fator que agrava o desenvolvimento da depressão. No combate a esses dois problemas, os exercícios físicos são bastante eficazes, deixando o peso sob controle, melhorando a autoestima e reduzindo os riscos de problemas cardiorrespiratórios, diabetes e hipertensão.

É fundamental prestar atenção ao idoso, afinal depressão não é tristeza passageira. O tratamento e o incentivo familiar propiciam o bem-estar e a qualidade de vida na terceira idade.

Gostou das dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
idosos
exercícios para idosos
depressão
atividades em grupo

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ