Terceira Idade

11/03/2015 03:50 - Atualizado em 28/11/2016 10:11

Dança indiana melhora o equilíbrio e a coordenação

Pratica milenar da dança indiana traz benefícios para o corpo e a mente.

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Redação

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A dança indiana é uma pratica milenar. Criada pelo deus Brahma, segundo a mitologia hindu, ela foi inspirada nos livros sagrados conhecidos como Vedas. A prática une música, poesia e prosa, gestos e maquiagem, drama, sentimento e ritmo.

Inicialmente, a dança tinha o propósito de entreter a população da Índia, como forma de lazer, além de contar a história dos deuses e de sua origem. Contudo, a modalidade foi sendo aperfeiçoada durante anos e, hoje, também tem a função de espalhar a cultura hindu pelo mundo.

As principais características dessa modalidade são os movimentos fortes, ágeis e precisos, além das expressões faciais marcantes, enfatizadas com maquiagens e roupas coloridas.

danca indiana

Dança indiana: Os benefícios

Os benefícios da dança indiana vão além dos físicos, pois seus movimentos trabalham as emoções e a mente do dançarino. Por ser uma modalidade complexa, ela exige maior tempo de prática até que se aprendam os passos e se compreenda a essência da arte.

Entre as principais vantagens físicas que você terá praticando as aulas, está o alinhamento da coluna. Os movimentos indianos exigem uma postura correta, o que proporciona mais equilíbrio e diminui possíveis dores nas costas.

A capacidade cardíaca e pulmonar também é ampliada. Isso porque a modalidade trabalha com todas as partes do corpo, impulsionando a circulação sanguínea e a frequência respiratória.

No campo mental, a dança indiana ajuda a lidar com os sentimentos. Por meio dos ensinamentos hindus, ela ensina a identificar, controlar e dosar as emoções usando o pensamento e a respiração.

Ela ainda amplia o poder de concentração e ensina o aluno a pensar apenas no presente. Com exercícios de observação, o praticante aprende a não remoer os erros do passado e a não pensar nas consequências do futuro.

Por conta de todo o trabalho emocional e mental que a dança indiana realiza, ela acaba se tornando um ótimo tratamento para a ansiedade e a depressão. Além disso, ela ajuda você a perder alguns quilos extras e a modelar o corpo.

As modalidades da dança indiana

O aperfeiçoamento da dança indiana fez surgir diversas modalidades por toda a Índia, de acordo com as diversas culturas. Contudo, apesar de terem passos diferentes, todas as versões seguem os mesmos preceitos.

Existem sete danças clássicas, além das inúmeras versões folclóricas espalhadas pelo território indiano. Conheça um pouco de cada uma delas:

Odissi

Tem uma coreografia muito sedutora, na qual os bailarinos assumem posturas que remetem a esculturas.

Manipuri

Consiste em passos miúdos e pequenos saltos.

Kathakali

Está ligada às artes marciais, por isso tem movimentos mais firmes e intensos.

Kuchipudi

Sua principal característica é a dança solo, carregada de energia e dramaticidade.

Mohini Attam

Une elementos folclóricos. Os figurinos são brancos com dourado.

Kathak

Baseia-se em movimentos de pés e giros corporais.

Bharata Natyan

É o estilo mais célebre da dança, marcado pelo som da percussão e pelo o compasso com os pés.

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dança
postura
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