Terceira Idade

04/10/2014 03:34 - Atualizado em 02/12/2016 02:09

Dança do ventre para idosos faz bem até para a autoestima

Os benefícios da dança do ventre para idosos são tanto físicos quanto psicológicos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Além de promover diversos benefícios ao corpo, a dança do ventre para idosos pode ser uma grande aliada no resgate da autoestima e no combate à depressão. Com ela, os praticantes buscam maior qualidade de vida na terceira idade.

A dança do ventre

Esse tipo de dança surgiu na região do Oriente Médio em um período antes de Cristo. Atualmente é muito popular entre as mulheres por trazer uma série de benefícios ao corpo. Confira alguns:

- Melhora a respiração da mulher

- Colabora na autoestima da dançarina

- Contribui na perda de barriga

- Aprimora a flexibilidade que o corpo possui

- Corrige a postura.

A dança explora os movimentos que o corpo faz. Ondulações, impactos e outros atributos são bastante valorizados. A vibração realizada pelos quadris, por exemplo, também é uma técnica bastante explorada e admirada.

danca-do-ventre-para-idosos

A dança do ventre para idosos

A dança do ventre para idosos, no entanto, não é tão intensa. Possui uma frequência mais lenta, justamente para se adaptar às possibilidades físicas dos participantes.

Assim, quem participa acaba redescobrindo na dança muitos elementos que pode ter deixado para trás no decorrer dos anos. É neste aspecto que se recupera a autoestima, pois a mulher acaba por descobrir que ainda possui sensualidade, e também tem o seu vigor e em alguns casos a vaidade pessoal de volta.

Benefícios da dança do ventre para idosos

Os benefícios dessa dança são diferentes para idosas. Assim, o foco das aulas é outro. Confira:

- Articulação

Durante as aulas, é orientado que as mulheres movam-se bastante. Explorem os movimentos do corpo que há algum tempo já não reproduzem. Tudo isso poderá ajudar a combater e evitar problemas nas articulações do corpo.

- Postura

A postura é outro aspecto muito analisado durante as aulas. As mulheres devem estar atentas a esse detalhe pois, além de permitir movimentos perfeitos, também tem a sua importância no cotidiano. A postura correta pode evitar uma série de problemas nas costas e na região lombar.

Autoconhecimento

O foco da dança do ventre para idosos é permitir que as mulheres conheçam o seu corpo. Tenham controle dele, explorem e se divirtam fazendo tudo isso. Além de todos os benefícios físicos, também tem o psicológico, que é o de se sentir mais útil e disposta.

Não existe uma idade ideal para praticar a dança do ventre para idosos. É preciso apenas receber a orientação correta. Assim cada mulher será orientada a realizar os movimentos indicados para a sua faixa de idade – algumas com atividades mais intensas e outras mais relaxantes.

A dança do ventre para idosos é uma boa oportunidade para resgatar a juventude interior de pessoas idosas que estejam desanimadas e manifestando sinais de depressão. Também é indicada para manter a forma física e evitar a fraqueza típica de quem fica apenas em casa.

Gostou das nossas dicas de dança do ventre para idosos? Então deixe um comentário e acompanhe nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
dança
exercício físico
saúde

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ