Terceira Idade

25/07/2014 08:00 - Atualizado em 04/12/2016 07:41

Crossfit para idosos pode aumentar qualidade de vida na terceira idade

Opção de atividade física prazerosa, crossfit para idosos trabalha várias partes do corpo.

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Redação

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Todo mundo sabe bem que a prática de atividades físicas é essencial para a manutenção da saúde. Mas há quem pense que, na terceira idade, devido a limitações naturais que chegam com o passar do tempo, praticar exercícios é uma impossibilidade. Imagine, então, propor a prática de crossfit para idosos?

Crossfit para idosos?

Se você acha que um esporte de alta intensidade não combina com a terceira idade, talvez seja hora de rever seus conceitos. Os mais experientes precisam se exercitar para evitar o sedentarismo e uma série de complicações que ele pode trazer.

E uma excelente alternativa para isso é justamente o crossfit para idosos, uma modalidade extremamente dinâmica, que trabalha várias partes do corpo e não é nada monótono.

crossfit-para-idososCom essa atividade, o idoso pode usufruir de enormes benefícios ao seu organismo e ainda terá uma ocupação divertida e prazerosa. É preciso ter em mente que a qualidade de vida depende de várias escolhas e habitos do dia a dia. E o melhor, para isso, é ter uma alimentação balanceada conjugada com o treino físico.

Como funciona o crossfit para idosos

O crossfit para idosos é uma modalidade na qual o praticante vai enfrentar e superar as suas fraquezas, estimulando o corpo de formas variadas e intensas.

O programa de treinamento combina levantamento de peso, ginástica olímpica e atletismo, trabalhando diversos grupos musculares e articulações, além da capacidade cardiorrespiratória, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.

Todas essas são características que as pessoas começam a perder na terceira idade, caso não as desenvolvam. O conceito do crossfit para idosos - para pessoas de qualquer faixa etária - prevê que eles estejam preparados para realizar, de maneira aleatória, quaisquer desafios físicos que surjam. Isto acaba sendo perfeito para quem já tem idade avançada e não quer, de jeito nenhum, perder a sua independência e ter alguns movimentos limitados.

Treino adaptado

É evidente que um treino de crossfit não é o mesmo para um idoso e para uma pessoa mais nova. Na realidade, o programa de treinamento se difere, inclusive, entre pessoas da mesma idade, pois devem ser respeitadas todas as condições físicas e de resistência de cada indivíduo, para que haja o melhor aproveitamento sem risco de lesões.

Crossfit para idososNo caso dos idosos, os movimentos só precisam ser adaptados. Eles podem remar, correr e levantar pesos como qualquer outra pessoa, apenas não vão conseguir, provavelmente, fazê-lo com a mesma intensidade.

Respeitada a carga ideal, a melhora na saúde é garantida, proporcionando mais força muscular e diminuindo a probabilidade de acidentes domésticos, muito comuns entre pessoas da terceira idade.

Cuidados na prática

Para o crossfit para idosos ser praticado sem riscos, é necessário buscar o auxílio de um profissional com qualificação específica para esse método. Procure uma academia com a prática regularizada.

O crossfit é uma modalidade bastante dinâmica, mas, antes da parte divertida, é preciso treinar bastante as técnicas a serem utilizadas. Por isso, a importância de um profissional qualificado - realizar determinado movimento de maneira incorreta pode ocasionar uma grave lesão.

Antes de iniciar os treinamentos, devem ser feitas avaliações clínicas completas, para verificar a capacidade da pessoa. O principal ponto de atenção é a coluna, parte bastante exigida nos treinamentos, já que há exercícios como levantamento olímpico e agachamento.

Vocês idosos, o que vocês fazem para ficarem em forma? Quais são os exercícios ou esportes que você mais gostam?

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