Terceira Idade

24/10/2014 01:33 - Atualizado em 04/01/2017 08:27

Corrida na terceira idade pode aumentar qualidade de vida

Para ser benéfica à saúde, corrida na terceira idade deve respeitar os limites de cada um.

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Redação

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A prática regular de exercícios físicos é essencial para envelhecer com saúde. A corrida na terceira idade, por exemplo, é uma modalidade que traz inúmeros benefícios, como a elevação da autoestima, a diminuição do estresse, a perda de gordura e a prevenção de doenças e problemas de articulações.

A corrida na terceira idade

Antes de começar a praticar a corrida na terceira idade, é importante realizar exames médicos para analisar a sua condição física e verificar quais são os seus limites. Com aval do médico, é bom então procurar um educador físico ou personal trainer para acompanhar e orientar as atividades.

A corrida na terceira idade pode começar, na verdade, com uma caminhada. Esse ritmo lento pode ser intercalado, aos poucos, com uma movimentação maior, até que você esteja com melhor condicionamento.

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Prepare-se para a corrida na terceira idade

Nem pense em começar a correr sem orientação e sem um planejamento adequado. Depois de consultar o médico e o profissional de educação física, os passos são estes:

- Encontre um tênis confortável e adequado para a corrida. Uma boa medida para isso é pedir sugestão para o educador físico, que poderá orientá-lo com correção.

- Separe ou compre roupas para os exercícios físicos. Elas devem ser confortáveis e leves. Lembre também de ter opções para o frio, com calça e moletom.

- Estabeleça um cronograma de atividades, com horário de início e fim. A regularidade e a rotina beneficiam a manutenção do exercício.

- Converse com amigos para criar um grupo de corrida. Assim você terá mais ânimo para fazer o exercício toda semana.

- Se você gostar de ouvir música, considere a opção de comprar fones de ouvido para embalar sua corrida com trilha sonora.

- Não esqueça de se alongar antes e depois da corrida, com calma e tranquilidade. O alongamento é essencial para evitar lesões.

- Comece o exercício com intensidade inferior, para aquecer os músculos. Vá aumentando a intensidade aos poucos.

- Não corra logo depois de acordar. Se quiser correr pela manhã, faça um desjejum leve e balanceado e dê um tempinho antes de se exercitar.

Benefícios da corrida

A corrida na terceira idade não deve ser encarada como uma obrigação, e sim como um momento de lazer. Ela proporcionará uma série de benefícios que resultarão, na linha de chegada, em uma maior qualidade de vida.

Confira alguns deles:

- Diminuição do estresse e da ansiedade

- Aumento do bem-estar e do ânimo

- Prevenção de doenças cardíacas

- Perda de gordura

- Fortalecimento das articulações, dos ossos e dos músculos.

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TAGS
corrida
atividade física
saúde

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