Terceira Idade

21/09/2014 01:33 - Atualizado em 20/10/2016 12:20

Conheça os benefícios vasculares do hot yoga para idosos

Hot yoga para idosos ajuda a fortalecer o corpo e a musculatura e a relaxar a mente.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O hot yoga para idosos é uma nova modalidade que está chegando aqui no Brasil. Essa prática consiste em aulas de yoga feitas em uma sala aquecida à temperatura entre 40 e 42 graus. Cada aula tem em média duração de uma hora e meia.

O aquecimento da sala é feito por aquecedor central, portátil ou por radiação infravermelha. Esse último aquece o corpo de forma mais saudável e diferente que os aquecedores tradicionais.

hot-yoga-para-idosos

Vantagens do hot yoga para idosos

Os benefícios dessa prática para as pessoas que estão na terceira idade são muitos. Durante o hot yoga, o corpo se desintoxica, é alongado e ajuda a combater problemas vasculares, já que o calor faz o sistema vascular funcionar melhor.

O hot yoga para idosos ainda possui outras vantagens como auxilia a tonificar o corpo e mantêm os órgãos internos e o sistema hormonal em equilíbrio. Por isso é ideal para mulheres que estejam passando pela menopausa. Quando se chega à terceira idade, os hormônios sofrem diversas modificações. Assim, a yoga ajuda nessa questão.

Outro ponto positivo do hot yoga para idosos são os benefícios que essa prática traz para a mente do praticante. Além de melhorar o condicionamento físico, a yoga alivia o estresse, controla a ansiedade e aumenta a capacidade de concentração. Desse modo, ajuda a combater o Alzheimer e a osteoporose.

Além disso, a prática ajuda até mesmo a queimar calorias. Como o hot yoga para idosos aumenta o metabolismo, consequentemente auxilia no emagrecimento.

Hot yoga para idosos tem trabalhos específicos

Pode ficar tranquilo que os exercícios são adaptados para os idosos. Só é recomendável que, antes de começar a prática, o idoso procure um médico para fazer um check up. Mas é difícil um médico não autorizar uma pessoa da terceira idade a fazer o hot yoga.

Essa prática é indicada para pessoas que possuem algum tipo de lesão (pescoço, joelho e coluna), pois é uma atividade de baixo impacto e o calor auxilia na flexibilidade. Na verdade, a yoga é uma prática que deveria ser praticada por pessoas de todas as idades. Ela desenvolve de forma positiva aspectos do corpo, auxiliando tanto na saúde física quanto mental.

Não é porque se está na terceira idade que você vai ficar parado. Quanto mais se exercitar, maiores serão os benefícios para o corpo e a alma. A yoga é uma atividade que ajuda até mesmo na autoestima e na socialização. O importante é que se pratique a hot yoga para idosos com consciência. É necessário ter o acompanhamento de um profissional que vai te auxiliar a fazer as aulas e posições de forma correta.

Gostou das nossas dicas de hot yoga para idosos? Então deixe um comentário e acompanhe nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
yoga
exercícios

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ