Terceira Idade

25/09/2015 05:22 - Atualizado em 30/11/2016 12:56

Conheça os benefícios do relaxamento muscular progressivo

Técnica propõe a contração e o descanso dos músculos para garantir bem-estar.

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Redação

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É natural que, ao longo dos anos, haja a perda da flexibilidade e da força dos músculos. No entanto, bons hábitos podem contribuir para a minimização desses desconfortos. Entre eles, está o relaxamento muscular progressivo, uma técnica que atrai pela funcionalidade.

Criado e desenvolvido pelo médico Edmund Jacobson, em 1930, o relaxamento progressivo visa a um estado profundo de bem-estar e comodidade, após a curta tensão de determinado músculo. Entenda como a técnica funciona e descubra os prazeres dessa prática.

mulher praticando relaxamento muscular progressivo

Como funciona o relaxamento muscular

Que tal apostar no relaxamento muscular progressivo e ver se essa atividade lhe proporciona mais bem-estar? A contração dos músculos libera neurotransmissores chamados monoaminas. Com o relaxamento, também há liberação de endorfina, que provoca a sensação de prazer. Confira como fazer:

1. Deite-se ou sente-se de olhos fechados, inspirando e expirando profundamente. Encha bem a caixa torácica com ar e, depois, esvazie-a por completo. Repita o processo três vezes.

2. Estique as pernas e flexione os dedos dos pés, encostando-os na sola dos pés, tensionando-os. Inspire fundo por cinco segundos e mantenha os dedos flexionados. Depois, relaxe.

3. Aposte na contração de diferentes grupos musculares, como panturrilhas, coxas, glúteos, abdômen, peito, costas, braços e mãos. Inspire flexionando e, ao expirar, relaxe.

4. Os músculos do rosto também merecem atenção e fazem parte do relaxamento muscular progressivo. Por isso, faça diferentes expressões, trabalhando com as diversas regiões da face.

Ao tensionar as diferentes partes do corpo, você irá identificar aquelas que merecem mais atenção. Repita mais vezes o procedimento nessas áreas para garantir o relaxamento.

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Reserve um momento para você

O relaxamento muscular progressivo exige espaço e tempo. Organize sua agenda semanal e reserve pelo menos meia horinha para a atividade. Certifique-se de escolher um ambiente tranquilo, livre de barulhos e interrupções.

Concentre-se na contração dos músculos e no relaxamento. Aproveite o processo. A respiração correta proporciona uma sensação de prazer, além de tornar-se um hábito muito positivo para o dia a dia.

Depois de passar pelos diferentes membros, relaxe todo o corpo, inspirando e expirando profundamente. Mantenha os olhos fechados. Sinta o seu corpo relaxado. Depois de dois ou três minutos, abra lentamente os olhos e espreguice-se com amplitude. Então, é só continuar com suas tarefas do dia a dia de forma muito mais cômoda e agradável.

Para garantir mais mobilidade e melhorar a amplitude dos movimentos, outras atividades pode sem combinadas ao relaxamento muscular. Atividades físicas como caminhada, dança, pilates ou hidroginástica também oferecem benefícios para a saúde. E lembre-se: o alongamento diário também é essencial para bons resultados nos exercícios físicos.

Você já experimentou o relaxamento muscular progressivo? Deixe seu comentário sobre o que acha dessa técnica! E não deixe de conferir outras dicas de atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

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