Terceira Idade

29/10/2014 08:17 - Atualizado em 07/12/2016 09:38

Conheça os benefícios da natação para terceira idade

Com vantagens físicas e mentais, natação para terceira idade é opção segura e divertida.

POR

Redação

  • +A
  • -A

À medida que os anos passam, é impossível evitar que o organismo sofra alterações de ordem física e cognitiva. Embora envelhecer seja um processo natural, manter-se em atividade é uma opção ao alcance de todos.

Alguns exercícios auxiliam na adaptação ao novo estilo de vida, tornando o dia a dia mais agradável e proporcionando benefícios ao organismo. É o que ocorre, por exemplo, com a prática da natação para terceira idade.

natacao-para-terceira-idade

Atividades físicas são essenciais para a qualidade de vida

A prática de exercícios físicos ganha ainda mais importância nesse período da vida, porque fortalece o organismo e combate o sedentarismo, fator que está entre as principais causas de doenças na terceira idade, como a hipertensão, a obesidade, a osteoporose e a depressão.

Além disso, a fragilidade das estruturas ósseas e musculares aumenta o risco de quedas, o que é particularmente nocivo entre os idosos, dada a alta incidência de fraturas provenientes de quedas ou tombos.

Estima-se que em metade dos casos de fraturas o idoso se torna dependente de outras pessoas após a recuperação, condição que afeta a qualidade de vida, reduz a mobilidade diária e prejudica atividades sociais ou recreativas.

Benefícios da natação para terceira idade 

Os principais benefícios da natação para terceira idade estão relacionados à estrutura física e ao reforço nos grupos musculares, mas também há efeitos positivos no humor e na sensação de bem-estar. Confira:

Melhora do condicionamento físico

A natação é conhecida por ser um exercício capaz de estimular todos os grupos musculares, ao contrário do que ocorre em outros esportes, como na corrida ou no ciclismo. Essa condição favorece o fortalecimento da estrutura física como um todo, o que é essencial nessa época da vida.

Protege as articulações

Outro diferencial da natação para terceira idade é a proteção que o contato com a água oferece às articulações do corpo, principalmente dos membros inferiores. Nessa idade, o desgaste é natural, mas pode ser acentuado por esportes com impacto constante com o solo, como a corrida.

Melhora da capacidade cardiorrespiratória

O sistema cardiovascular e o sistema respiratório são fortalecidos com a prática da natação, já que há elevação dos batimentos cardíacos. Além disso, o contato com a água proporciona a vasodilatação das vias respiratórias, contribuindo para melhorar a respiração.

Cognição é estimulada

Aprender a nadar, a boiar e a executar novas modalidades de nado é um processo que exige concentração e esforço mental, faculdades que não podem deixar de ser estimuladas na terceira idade, sob o risco de surgirem doenças degenerativas.

Mais humor, confiança e auto-estima

A exemplo de outros esportes, a natação para terceira idade pode melhorar o humor e a autoestima do idoso, principalmente pela nova ocupação e pelos objetivos traçados, algo que costuma ficar fora da rotina da pessoa aposentada.

Interação social é potencializada

O estímulo ao convívio social é fundamental nessa época da vida. Há casos em que o idoso pode sentir-se sozinho, já que passa muito tempo em casa e não mantém a rotina agitada de outras épocas. Assim, a natação, principalmente quando praticada em grupo, contribui para afastar a depressão, uma das grandes consequências da solidão.

Natação para terceira idade não é a única opção

A natação não é o único esporte ao alcance dos idosos, pelo contrário: atualmente, há até quem se aventure em esportes radicais em busca de adrenalina. Algumas da opções mais tradicionais são:

- Ciclismo

- Dança de salão

- Hidroginástica

- Caminhada.

Então, pronto para dar algumas braçadas e manter a forma na água? Deixe um comentário e não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
natação
idosos
exercícios
terceira idade

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ