Terceira Idade

23/08/2015 08:04 - Atualizado em 10/10/2016 08:38

Conheça os benefícios da kriya yoga para idosos

Maior sensibilidade, disposição e paciência são alguns dos pontos desenvolvidos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A kriya yoga é um processo que envolve, principalmente, a purificação do corpo e da mente, envolvendo a percepção direta da luz, do som e das vibrações. Isso proporciona maior instrução espiritual e desenvolve qualidades ocultas da alma. Na yoga, é considerada uma técnica sagrada.

A prática envolve questões que estão relacionadas à fisiologia do corpo. Essa mudança do organismo permite uma percepção de uma consciência mais elevada. Ainda assim, não é ligada a uma religião específica. Conheça mais sobre os benefícios desse tipo de yoga para o corpo e a mente.

mulher praticando kriya yoga

Entenda a modalidade

Robert Handerson, conhecido como Gonesh Baba, é americano e mestre em meditação kriya yoga. Ele vem ao Brasil três vezes ao ano para ensinar a técnica, além de viajar para diferentes partes do mundo difundindo-a.

De acordo com o especialista, a kriya yoga era praticada na Índia desde tempos muito antigos, mas foi se perdendo através do tempo. No entanto, acabou sendo reintroduzida na sociedade indiana e divulgada no ocidente.

"Original do sânscrito, 'kriya' possui duas sílabas. 'Kri' significa 'realizar o trabalho cotidiano' e 'ya' significa 'estar sempre consciente da existência invisível de Deus dentro de cada um' e é Ele quem conduz e realiza as ações", explica Gonesh Baba.

O método visa a unir a consciência individual à cósmica e, assim, alcançar a libertação.

O exercício proporciona uma saúde fortalecida, além de maior eficiência física. Já no plano da mente, tende a contribuir para melhor concentração, equilíbrio e paz mental. No plano espiritual, a técnica proporciona libertação e oferece felicidade perene e paz.

A modalidade une diferentes ramificações do exercício e sua prática é bem fácil e flexível, excluindo todo e qualquer exercício mais meticuloso ou doloroso. O controle fácil e simples da respiração prescrito pela técnica restaura o equilíbrio do corpo.

Vale lembrar, também, que a kriya yoga não se limita apenas ao local em que está sendo praticada e, sim, faz parte da vida diária da pessoa que a pratica. Ela proporciona que o indivíduo se torne cada vez mais consciente daquilo que realmente é importante.

kriya yoga infografico

Benefícios da kriya yoga na terceira idade

A kriya yoga pode ser praticada por pessoas de qualquer idade, mas se aconselha iniciá-la após os 13 anos. As técnicas devem ser ensinadas de acordo com o praticante, garantindo que ele possa acompanhar conforme suas condições físicas.

A modalidade é praticada tanto no chão quanto na cadeira. Os idosos tendem a encontrar mais força, disposição e boa memória. Além disso, desenvolvem a paciência e a capacidade mental, aumentando a sensibilidade e a percepção.

A técnica também promove a saúde física do corpo, tonificando e fortalecendo os órgãos. Pode ser muito benéfica para o controle do sistema digestivo, bem como estimular glândulas corporais.

Que tal trazer mais qualidade de vida para o seu dia a dia e se aventurar pela kriya yoga? Conte-nos o que você achou da técnica! E continue de olho no Vivo Mais Saudável para conferir outras dicas.

TAGS
tipos de yoga
espiritualidade
força física
disposição

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ