Terceira Idade

02/02/2016 11:00 - Atualizado em 02/12/2016 07:13

Conheça os benefícios da jardinagem para idosos

Atividade ajuda a manter o corpo e a mente sempre funcionando.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Considerada por muitos como um hobby, um passatempo ou uma distração, a jardinagem para idosos também pode trazer benefícios físicos e emocionais. Ou seja, além de deixar o jardim de casa mais bonito, esse público também podem viver com mais qualidade. Confira!

casal pratica jardinagem para idosos

Benefícios da jardinagem para idosos

A jardinagem pode trazer diversos benefícios para a saúde, tanto no aspecto emocional quanto físico. Veja abaixo como essa atividade pode contribuir para um dia a dia muito melhor.

Qualidade de vida

A qualidade de vida dos idosos pode ser melhorada graças à prática da jardinagem. Estudos apontam que a atividade pode ajudar a reduzir as chances de problemas mentais na velhice.

Bem-estar emocional

Outro impacto positivo no aspecto emocional é a capacidade de melhorar os ânimos, o que influencia diretamente em aspectos como coragem e capacidade para lidar com os problemas.

Ao praticar atividades envolvendo a jardinagem, os idosos conseguem se tornar mais positivos e felizes. O risco de doenças como depressão, por exemplo, algo bastante comum nessa fase da vida, pode diminuir drasticamente.

Contato com a natureza

Por ser feito ao ar livre, esse passatempo pode aumentar o contato dos idosos com a natureza. Ao estar fora de casa, a exposição ao sol aumenta e, consequentemente, há maior acúmulo de vitamina D. A substância auxilia o organismo a absorver cálcio, o que é fundamental para o fortalecimento dos ossos, especialmente na terceira idade.

Atividade também melhora o corpo

Montar um jardim em casa exige diversas habilidades físicas. As tarefas vão desde plantar flores até cavar buracos e transplantar mudas de um lugar para outro.

Na terceira idade, é fundamental estar sempre em movimento e praticando exercícios para evitar problemas sérios de saúde. Isso ajuda a fortalecer os ossos e os músculos. Claro que é preciso cuidado para não forçar demais as articulações, provocando lesões que possam se agravar futuramente, mas, respeitando o próprio ritmo, as vantagens tendem a aparecer.

Outro aspecto positivo da jardinagem para idosos é a perda de peso. Manter-se dentro da faixa ideal para uma vida saudável é ainda mais importante na terceira idade, especialmente porque os riscos de doenças ligadas à obesidade e a problemas cardíacos aumentam com o passar do tempo. Meia hora mexendo na terra pode fazer com que a pessoa perca mais de 300 calorias.

E aí, gostou de saber mais sobre os benefícios que a jardinagem traz para os idosos? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
saúde
passatempo
força muscular
bem-estar

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ