Terceira Idade

05/07/2014 03:00 - Atualizado em 02/12/2016 08:06

Conheça os benefícios da academia da terceira idade

Com intensidade moderada, academia da terceira idade é recomendada.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Em pleno século 21, muitas pessoas ainda acreditam que exercícios só podem ser realizados por pessoas jovens e saudáveis, o que é um engano. A atividade física é importante especialmente para aqueles que necessitam de mais saúde e, neste sentido, a academia da terceira idade traz impactos positivos importantes ao processo de envelhecimento humano.

Incentivo à academia da terceira idade

academia-da-terceira-idadeFoto: Shutterstock

A prática tem demonstrado que os idosos devem realizar atividades físicas em ritmo e intensidade diferenciados, mas desfrutando de todos os seus benefícios. É possível observar, por exemplo, os efeitos positivos de um estilo de vida ativo proporcionado pela academia da terceira idade, principalmente na manutenção da capacidade funcional e da autonomia física durante a velhice. 

Os bons resultados da prática de exercícios com o avançar da idade aparecem tanto quando a atividade aeróbica é a escolhida, como também quando a academia da terceira idade inclui treinos de força muscular.


Benefícios da academia da terceira idade

Dentre os benefícios mais evidentes da atividade física na terceira idade, está a melhora na velocidade de andar e no equilíbrio durante a locomoção, além do aumento do nível de atividade física espontânea.

Também podem ser citados a melhora da autoeficácia, contribuição com a manutenção ou aumento da densidade óssea, o auxília ao controle do diabetes, da artrite e da doença cardíaca, a qualificação da ingestão alimentar e a redução dos casos de depressão. 


Academia da terceira idade previne quedas

É sabido que, dentre as principais causas de acidentes e quadros de incapacidade na terceira idade, a queda é motivadora de grande parte deles. Isso ocorre devido a dificuldades de equilíbrio, ou em razão de fraqueza muscular, de desordens visuais, de anormalidades do passo, de doença cardiovascular, de alteração cognitiva e ao consumo de alguns medicamentos. 

Os exercícios desenvolvidos na academia da terceira idade podem contribuir com a prevenção das quedas por meio de diferentes mecanismos. Entre eles, podem ser citados o fortalecimento dos músculos das pernas e costas e a melhora nos reflexos e na sinergia motora das reações posturais.

Outros benefícios da atividade estão no desenvolvimento da velocidade de andar, na melhora da flexibilidade, na manutenção do peso corporal, na promoção da mobilidade e, por fim, na diminuição do risco de doenças cardiovasculares.

Pesquisas científicas já apontaram que um programa de exercícios leva à redução de 25% nos casos de doenças cardiovasculares, de 10% nos casos de acidente vascular cerebral, bem como, de doença respiratória crônica e distúrbios mentais. 

E o mais importante: a academia da terceira idade pode reduzir de 30% para 10% o número de indivíduos incapazes de cuidar de si próprios, além de facilitar a adaptação com relação à aposentadoria. 


Impactos na longevidade

A importância da academia da terceira idade também foi comprovada em pesquisas relacionadas à longevidade. Os resultados demonstram que os indivíduos fisicamente ativos possuem menor desgaste da aptidão física.

Um dos estudos aponta que aqueles que iniciaram a prática de esportes tiveram 21% menos chance de morrer com relação aos sedentários. Já aqueles que se tornaram mais ativos experimentaram um índice 37% menor de morte do que os indivíduos que nunca fizeram exercícios vigorosos.

Gostou do texto ? Deixe seu comentário ou compartilhe sua experiência! 

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ