Terceira Idade

18/10/2014 12:55 - Atualizado em 17/12/2016 12:19

Conheça e adote os 5 melhores exercícios para idosos

Escolha entre os melhores exercícios para idosos deve considerar o seu perfil e objetivos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Com a chegada da terceira idade, nosso corpo e mente sofrem alterações, dando origem a limitações - principalmente de ordem física. Embora envelhecer seja um processo inevitável, manter-se na ativa é uma escolha que cabe a cada um.

Não é fácil adaptar-se ao novo estilo de vida, mas alguns exercícios auxiliam nesse processo, tornando a vida mais agradável. Para ajudá-lo a escolher a prática que mais se adequa ao seu caso específico, fizemos uma seleção dos melhores exercícios para idosos.

melhores-exercicios-para-idosos

Fique alerta: se não houver adequação de hábitos físicos e alimentares, várias doenças podem surgir nesse período, dada a fragilidade do organismo, como hipertensão, obesidade, osteoporose e depressão, entre outras. Portanto, avalie qual o melhor exercício e não perca tempo, afinal, a iniciativa precisa partir de você:

Os 5 melhores exercícios para idosos

1. Natação

O esporte é conhecido por exercitar praticamente todos os grupos musculares. Além do estímulo físico, a prática é considerada um dos melhores exercícios para idosos por reduzir o nível de impacto, o que pode prejudicar as articulações em esportes como a corrida.

O contato com a água também causa uma vasodilatação das vias respiratórias, contribuindo para melhorar a respiração, o que traz reflexos positivos para a vida do idoso.

exercicios-para-idosos2. Ciclismo

Pedalar, além de trazer benefícios aeróbicos, também estimula o equilíbrio e o fortalecimento dos músculos das coxas e da panturrilha. Praticar a atividade em grupos tende a ser bastante agradável, principalmente pelo contato com a natureza, algo valorizado pela maioria dos idosos.

3. Dança de salão

A dança oferece ganho de agilidade, acréscimo na coordenação motora e melhorias à atividade cardiorrespiratória. Além disso, o exercício muitas vezes é encarado como lazer, pela diversão obtida com o convívio social e o ritmo da música.

4. Hidroginástica

A exemplo da natação, previne problemas nas articulações, como a artrite, e também estimula a circulação sanguínea. O exercício é praticado em grupos e costuma ser acompanhado por um instrutor posicionado fora da piscina, com músicas adequadas e escolhidas especialmente para a atividade.

5. Caminhada

Talvez seja o mais popular entre os melhores exercícios para idosos, da a sua facilidade de execução e de inserção na rotina.

Recomenda-se caminhar no início ou no fim do dia, quando a incidência de luz solar não é tão forte, em locais arejados e que tenham, preferencialmente, contato com a natureza. Uma hora diária de caminhada já é suficiente para gerar efeitos positivos e melhorar a qualidade de vida do idoso.

Melhores exercícios para idosos estimulam convívio social

O estímulo ao convívio social é algo fundamental para quem chega à terceira idade. Há casos em que o idoso pode sentir-se solitário, já que passa muito tempo em casa e não mantém a rotina atribulada de outros tempos. Uma das principais consequências dessa solidão é a depressão.

Assim, esportes coletivos que promovem o relacionamento com outras pessoas - que, afinal, podem ter muito em comum - são os mais indicados na terceira idade. Bingos, concursos e sorteios de brindes podem funcionar como um atrativo extra em eventos esportivos.

É importante lembrar também que os melhores exercícios para idosos costumam ser praticados em horários adequados ao público alvo: geralmente à tarde. Essa medida respeita o período de sono, além de contribuir para manter a independência e a autonomia do idoso, que, em virtude do horário, não precisa de acompanhantes para chegar ao local.

E aí, pronto para adotar essas dicas em sua rotina? Deixe um comentário e não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
idosos
exercícios para idosos
envelhecimento
qualidade de vida

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ