Terceira Idade

09/10/2015 08:47 - Atualizado em 03/12/2016 07:36

Conheça 6 exercícios de hidroginástica ideais para idosos

Prática na água reduz o impacto nas articulações e relaxa o corpo.

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Redação

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A idade avançada pode trazer perdas na coordenação motora, no equilíbrio, na flexibilidade e na força. O resultado são quedas e até mesmo a incapacidade de realizar tarefas básicas do dia a dia. Porém, com alguns exercícios de hidroginástica, os idosos podem recuperar o condicionamento físico e ainda conquistar outros benefícios à saúde.

A água quente da piscina ajuda no relaxamento muscular. Os vasos sanguíneos se dilatam, o que também beneficia pessoas com varizes. Ainda, os exercícios na água não têm tanto impacto, preservando as articulações do corpo.

senhora fazendo exercicios de hidroginastica

Exercícios de hidroginástica têm menos impacto

Esse tipo de atividade diminui em até 90% o impacto com o solo. Assim, ela é altamente recomendada para quem tem algum tipo de lesão ou problemas como artrite, artrose e osteoporose, mais comuns na terceira idade.

Como a resistência da água é maior que a do ar, a prática de exercícios de hidroginástica em piscina resulta em um trabalho maior do corpo, melhorando a resistência muscular, a capacidade cardiorrespiratória e a circulação sanguínea. Quem busca perder uns quilinhos também pode se aproveitar da modalidade.

E ainda existe a interação social, um aspecto importante das aulas. Normalmente, elas são feitas ao som de música.

Isso não significa que as sessões de hidroginástica sejam uma aula de dança. É que os exercícios são repetidos com ritmo, o que resulta no aumento da coordenação motora, na melhora o tônus muscular e num incremento da flexibilidade, do equilíbrio e da força.

Apesar dos benefícios, é importante que as atividades sejam autorizados pelo médico e tenham seus resultados acompanhados e avaliados periodicamente. Seja qual for o exercício escolhido, respeitar as limitações físicas vem sempre em primeiro lugar.

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Hidroginástica não têm contraindicações

Embora não haja contraindicações para a prática da hidroginástica, é necessário realizar uma avaliação médicaAbaixo, confira seis exercícios de hidroginástica indicados para idosos:

1.Hidro bola: como o nome indica, esse tipo de exercícios é feito com o uso de uma bola

2.Hidrostep: bem parecido com o step usado nas academias, tem como única diferença ser praticado embaixo d´água.

3.Hidropower: é uma modalidade bastante intensa.

4.Power abdômen: essa prática trabalha toda a região abdominal.

5.Water running: É basicamente uma corrida dentro da água.

6.Hidro spinning: É o exercício feito embaixo d´água com bicicleta.

Se o idoso tiver algum problema relacionado ao equilíbrio ou alguma deficiência motora, assim como dificuldades para andar, o mais indicado é a hidroterapia, coordenada por um fisioterapeuta. Ela pode preceder a hidroginástica, funcionando como uma espécie de preparo para o treino.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário! E aproveite para conferir outras dicas de atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

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ginástica na água
hidroterapia
coordenação motora
resistência muscular

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