Terceira Idade

23/07/2015 07:58 - Atualizado em 07/12/2016 03:10

Conheça 4 posturas de yoga que melhoram a saúde do corpo

Yoga ajuda a lidar com o processo de envelhecimento e manter a qualidade de vida.

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Redação

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Quando chegam à terceira idade, é importante que os idosos busquem atividades físicas que mantenham o corpo e a mente ativos, mas sem deixar de respeitar suas limitações e necessidades individuais. Por esse motivo, as posturas de yoga são ótimas opções, pois podem ser trabalhadas de forma adaptada para cada pessoa.

É indicado sempre procurar um médico antes de começar qualquer atividade para que ele faça avaliações físicas e de saúde, a fim de indicar a melhor forma de praticar um exercício e os cuidados a se tomar. O acompanhamento de um professor de yoga também é indispensável, pois ele auxilia para que as posturas sejam executadas corretamente.

posturas de yoga

Benefícios da yoga para idosos

Com o processo de envelhecimento, o corpo começa a perder a mobilidade das articulações, a massa muscular, a flexibilidade e o equilíbrio. Segundo a fisioterapeuta e instrutora de yoga Luana de Paula, a técnica ajuda a manter todas essas questões.

“As posturas e movimentos dinâmicos ajudam o corpo inteiro, auxiliando no ganho de massa e lubrificando as articulações”, explica.

Algumas posturas de yoga trabalham de forma que ajudam os idosos a recuperar a mobilidade articular, a flexibilidade dos músculos e o equilíbrio do corpo. Esses fatores contribuem para diminuir o risco de quedas, um problema muito comum na terceira idade e que é responsável por causar uma série de complicações, até mesmo a invalidez.

A fisioterapeuta também conta que a prática traz benefícios para a socialização dos idosos. “Com as aulas de yoga, o idoso se torna mais ativo, sai do ambiente de casa e se encontra com outras pessoas, fazendo novas amizades”, destaca. Essa integração proporciona bem-estar e autoestima, melhorando a saúde psicológica.

Outro fator importante é a concentração exigida durante a realização das posturas de yoga. Para Luana, com a meditação, os idosos se conhecem melhor e se conectam com eles mesmos, conquistando um equilíbrio interno. Isso ajuda a aceitar o processo de envelhecimento e as limitações físicas que surgem com o passar dos anos.

Os resultados positivos da yoga podem ser percebidos no dia a dia, pois a prática ajuda os idosos na realização das atividades cotidianas. Caminhar, abaixar, levantar ou carregar algo se torna mais fácil. Além de o corpo estar fortalecido, a pessoa conhece melhor suas capacidades e qual é a melhor forma de agir em determinadas situações.

Com a técnica, é possível também relaxar e se acalmar, esquecendo a preocupação com problemas e até mesmo com doenças. Com isso, a sensação de felicidade aumenta e diminuem os riscos de um quadro de depressão.

Posturas de yoga para a terceira idade

A fisioterapeuta e instrutora de yoga indica algumas posturas de yoga que são mais apropriadas para idosos, pois ajudam nas principais necessidades dos mais velhos. Ela lembra que não existem contraindicações ou idade limite para começar, basta a pessoa estar disposta e respeitar as limitações individuais, procurando movimentos adaptados.

1. Postura da árvore (Vrikshasana)

Essa postura é indicada para melhorar o equilíbrio do corpo.

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Postura de alongamento das costas (Uttanasana)

Para quem procura posturas de yoga para a coluna, essa é uma das mais indicadas. Ela ajuda na flexibilidade da coluna e pernas, alongando a musculatura.

Postura do gato (Marjariasana)

Trabalha a mobilidade das articulações e da coluna, ajudando a torná-la mais flexível.

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Postura para meditação (Sukhasana)

Indicada para meditar, trabalha a parte mental, a concentração e também a postura.

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E então, que tal experimentar a yoga? Deixe seu comentário! E continue acompanhando as novidades de saúde e bem-estar que só o Vivo Mais Saudável traz para você.

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equilíbrio
concentração
meditação
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