Terceira Idade

27/09/2014 08:00 - Atualizado em 06/12/2016 04:59

Conheça 4 exercícios para estimular a memória do idoso

Exercícios para estimular a memória aumentam capacidade de compreensão na terceira idade.

POR

Redação

  • +A
  • -A

De todas as avarias e desgastes que o envelhecimento acarreta às pessoas, a perda da memória costuma ser uma das mais frustantes. A partir de um determinado ponto da vida, a qualidade do armazenamento de novas informações começa a decair, o que preocupa aos idosos e à sua família.

Mas isso é um processo natural e que pode ser retardado com a prática de exercícios para estimular a memória.

Por que praticar exercícios para estimular a memória

O aumento nos índices de população idosa no mundo fez crescer também os cuidados a preocupação com essa população específica. Até o calendário mundial reserva uma data somente para a terceira idade: 1º de outubro, Dia Internacional do Idoso. E, se o propósito é zelar pela qualidade de vida, é preciso cuidar da memória, capacidade fundamental para a convivência em sociedade e o bem-estar do indivíduo.

exercicios-para-estimular-a-memoria

O cérebro humano é composto por dois tipos de memórias: a memória de longo prazo e a memória de curto prazo. A de curto prazo é aquela que armazena as informações que serão utilizadas “aqui e agora”, como as frases ditas em um filme, que são importantes para a compreensão do restante da história.

Já a de longo prazo guarda detalhes de fatos que presenciamos ou que nos foram contados e que nos deixaram alguma marca.

A memória de longo prazo não costuma sofrer muitas alterações com o passar dos anos e é por isso que os idosos costumam lembrar-se mais das coisas que viveram no passado do que das mais recentes.

Já a memória de curto prazo fica bastante danificada e precisa ser trabalhada e incitada, para que continue funcionando plenamente. E é nesse ponto que entram os exercícios para estimular a memória, opção também para quem quer prevenir o Alzheimer.

4 dicas de exercícios para estimular a memória

exercicios-para-estimular-a-memoria1. Palavras cruzadas

Os jogos no papel, que podem ser praticados sozinho ou em grupo, são grandes facilitadores da manutenção da memória. Os jogos de palavras cruzadas costumam ser os preferidos pelos neurologistas.

É que esses exercícios para estimular a memória exigem que o cérebro faça uma busca em todo o seu conhecimento a cada charada, incitando assim a capacidade de memória e discernimento.

2. Leitura

Ler é um ato imprescindível ao longo de toda a vida, mas na terceira idade ele ganha ainda mais força e importância. É que a leitura estimula tanto a memória de curto prazo quanto a memória de longo prazo.

exercicios-para-estimular-a-memoria

Para a memória de curto prazo, o fundamental é a captura dos elementos apresentados para a compreensão . No caso da memória de longo prazo, as novas palavras e expressões, além do enredo da história de forma geral, é que ganham mais destaque.

3. Jogos infantis

Pode parecer estranho, mas os jogos infantis podem ser grandes exercícios para estimular a memória na terceira idade. Isso porque as habilidades que precisam ser desenvolvidas na infância necessitam de manutenção na maturidade.

exercicios-para-estimular-a-memoria

Quebra-cabeças, jogo da memória, “qual é a música?” e dominó são boas dicas. Pegue os brinquedos dos netos ou compre outros com temas mais ligados ao seu gosto pessoal.

4. Rotina em movimento

O aumento na expectativa de vida também mudou a forma como os idosos se relacionam com a sociedade. A maioria deles possui empregos ou outras atividades a exercer ao longo do dia e nem sempre há tempo para praticar as atividades propostas anteriormente.

Mas isso não significa que a memória não precisa ser estimulada. Existem algumas possibilidades de incitar o cérebro com as atividades rotineiras.

exercicios-para-estimular-a-memoria

Preencha uma lista de compras para o supermercado, mas tente recolher todos os itens sem ter que consultá-la. Na hora do banho, faça um esforço para pegar shampoos e sabonetes sem ter que olhar, somente lembrando de onde estão os produtos. Memorize uma palavra em outdoor e tente lembrar-se de ao menos outras 3 que comecem com a mesma letra.

E aí, que tal praticar essas dicas de exercícios para estimular a memória? Em seguida, deixe um comentário e curta nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
idoso
terceira idade
memória

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ