Terceira Idade

02/09/2014 03:20 - Atualizado em 09/12/2016 12:24

Conheça 4 exercícios de ginástica para idosos

Ginástica para idosos pode prevenir perda de mobilidade.

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Redação

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A ginástica para idosos é uma das melhores opções para quem busca envelhecer com saúde e qualidade de vida. A atividade física na terceira idade previne doenças, deixa os velhinhos mais dispostos e propicia a sensação de bem-estar.

O que é a ginástica para idosos

Quando se fala em ginástica para idosos, o importante é selecionar atividades que se situem dentro das limitações físicas de cada um. Fatores como a falta de equilíbrio, a fraqueza muscular, a dificuldade de respiração e o condicionamento em geral devem ser levados em conta.

Ficou na dúvida de qual ginástica para idosos você deve adotar? Então confira nossa seleção:

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Mas não esqueça: a prática regular de atividades físicas na terceira idade deve ser precedida por uma consulta ao médico, que poderá avaliar se o idoso tem condições para efetuar o exercício sem comprometer sua saúde.

Natação

Uma das atividades de maior procura na terceira idade é a natação, já que a atividade tem baixo impacto para articulações e não oferece risco de lesões. Mesmo assim, fortalece os músculos e protege as articulações, ajudando a tratar doenças como artrite e osteoartrite. Além disso, a natação proporciona a vasodilatação nas vias respiratórias, o que melhora instantaneamente a respiração dos idosos, diminuindo o problema da falta de ar.

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Corrida e caminhada

Duas atividades simples e que podem ser feitas em quase qualquer lugar, a atividade reduz os riscos de morte por problemas cardiovasculares. Para que o efeito tenha tom de exercício físico é importante que seja mantida uma duração de 20 a 30 minutos e uma regularidade de três a cinco dias por semana.

Além disso, é importante fazer trabalhos para aumentar a flexibilidade antes da corrida. Se as articulações, principalmente as da cintura, dos ombros, joelhos e a do dedão do pé não estiverem preparadas para uma atividade física que envolve impacto podem acontecer lesões ou torções no local.

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Bicicleta

Assim como a caminhada, a bicicleta continua sendo um bom método de exercício para quem já tem mais idade. Ela trabalha a parte aeróbica, o equilíbrio e o fortalecimento dos músculos das coxas e da panturrilha. Mas o idoso precisa tomar alguns cuidados, já que um desmaio ou desequilíbrio ao andar de bicicleta pode causar lesões sérias. Pedalar com capacete e luvas é essencial para garantir a segurança.

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Pilates e yoga

Duas modalidades muito procuradas pelos idosos, os benefícios desses dois exercícios são amplos e completos. Vão desde o alívio das dores provenientes da idade até o aumento da autoestima. A vantagem da yoga e do pilates é que os exercícios são graduados de acordo com a capacidade física de cada aluno, sempre levando em consideração suas restrições a determinados tipos de movimentos.

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Importância da ginástica para idosos

Está com preguiça de sair de casa e fazer exercício físico? Veja o que você tem a ganhar:

- Aumento da autoestima e da disposição

- Momentos de socialização

- Prevenção de doenças cardíacas e doenças relacionadas à obesidade

- Fortalecimento das articulações

- Incremento do equilíbrio e da massa muscular.

Viu? Adote a ginástica para idosos e depois deixe um comentário contando sua experiência. E para ficar ligado nas novidades do Vivo Mais Saudável, curta nossa página no Facebook.

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