Terceira Idade

09/08/2015 08:14 - Atualizado em 08/12/2016 05:03

Confira os benefícios dos exercícios de flexibilidade para idosos

Fisioterapeuta explica os pontos positivos de ter uma vida ativa e como a atividade física colabora com o bem-estar.

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Redação

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A prática regular de atividades físicas na terceira idade é muito importante para garantir uma vida mais saudável. Alguns exercícios de flexibilidade simples já colaboram para adquirir mais qualidade de vida, contribuindo para um dia a dia leve e relaxado.

Jaqueline Knop, fisioterapeuta especialista em Cinesiologia e Terapia Manual, explica que a prática de exercícios na terceira idade ajuda a melhorar a coordenação, a flexibilidade, a resistência física, a força muscular e o equilíbrio. "Esses fatores são muito importantes para manter a independência funcional e evitar quedas", alerta a profissional.

Saiba como investir em exercícios de flexibilidade e adicionar mais saúde à sua rotina.

exercicios de flexibilidade senhoras fazendo alongamento

Exercícios de flexibilidade ideais

Jaqueline explica que os exercícios recomendados para pessoas na terceira idade são aqueles que foquem tanto na melhora da flexibilidade dos grandes grupos musculares quanto dos pequenos.

"Alguns exemplos são alongar os músculos dos membros inferiores para permitir uma melhor flexibilidade para caminhar, levantar e sentar, e alongar os músculos dos punhos e mãos para permitir um melhor desempenho em atividades do dia a dia, para pegar objetos como um copo d'água", orienta.

A fisioterapeuta explica que, com o passar dos anos, todas as pessoas terão perda da flexibilidade, além de outros fatores físicos. Esses exercícios ajudam a atenuar essa perda ou, pelo menos, impedir seu avanço. "Uma boa flexibilidade é fundamental para conseguirmos nos movimentar e executar tarefas diárias com independência", completa Jaqueline.

Segundo ela, é possível trabalhar todos os músculos do corpo com os diferentes exercícios de flexibilidade. O ideal é que eles sejam aliados a alguma outra atividade, como caminhada, natação ou ciclismo.

Lembre-se que respeitar os limites do corpo é essencial para evitar lesões ou dores. Além disso, procurar um fisioterapeuta ou educador físico e receber orientações dos exercícios também é importantíssimo para executar as atividades de maneira correta.

exercicios de flexibilidade com idoso em primeiro plano

3 benefícios de uma vida ativa na terceira idade

Cada vez mais estudos comprovam que uma vida ativa colabora para um corpo mais saudável. Além do fortalecimento dos músculos e da melhora dos reflexos e do equilíbrio, conheça outros benefícios que refletem diretamente na qualidade de vida dos idosos:

Melhora do humor

Durante a atividade física, ocorre a liberação de substâncias químicas que ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade. O sistema nervoso é o responsável por essa substância, que contribui para acabar com o mau humor e proporcionar uma sensação de relaxamento e bem-estar.

Mais disposição

Ficar sentado em frente à TV o dia inteiro não dá. Desenvolver o hábito de praticar atividades físicas reflete diretamente na disposição para outras tarefas. Manter-se ativo fará com que o idoso se sinta mais capacitado e motivado.

Sistema imunológico fortalecido

Exercícios de flexibilidade e outras atividades físicas colaboram no controle, no tratamento e na prevenção de diversas doenças. Alguns exemplos são diabetes, hipertensão, varizes, artrose e artrite. Além disso, hábitos saudáveis colaboram para o corpo ficar mais fortalecido contra outras doenças.

Você tem mais de 60 anos? Desenvolva o hábito de praticar exercícios de flexibilidade e aproveite todos os benefícios de um corpo saudável! Aproveite para nos contar qual é sua atividade favorita. E lembre-se que o Vivo Mais Saudável sempre traz novidades para manter você em movimento.

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