Terceira Idade

19/02/2015 08:28 - Atualizado em 07/12/2016 08:40

Confira 6 dicas de alongamento para terceira idade

Resistência e equilíbrio são benefícios do alongamento para terceira idade.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O alongamento para terceira idade é uma forma de preservar a saúde dos idosos, mantendo-os dispostos para seguir o dia com bem-estar. Ao alongar-se, além do maior preparo para uma atividade física, a pessoa evita lesões e machucados comuns da idade avançada.

alongamento para terceira idade

Com o tempo, o ser humano perde significativamente todas as capacidades motoras, incluindo flexibilidade, coordenação, força e equilíbrio. Além disso, a massa muscular e a massa óssea são reduzidas, provocando um aumento da gordura corporal.

Para retardar o envelhecimento, o alongamento para terceira idade é uma peça fundamental, já que potencializa a sensação de saúde, autonomia e bem-estar físico e mental. Quando se alongam, os idosos estimulam o metabolismo, o que auxilia no combate de inflamações e melhora as capacidades funcionais e cognitivas.

Dicas de alongamentos para terceira idade

Para manter o físico em dia, sempre evitando lesões e machucados, realizar um alongamento para terceira idade antes do treino ou rotina de exercícios é fundamental. Confira algumas formas de alongar o corpo.

Exercício 1

Deitado com a barriga para cima, dobre uma das pernas e segure sobre o joelho, sempre cuidando para não forçar as articulações. Fique nessa posição por um período de 30 segundos, respirando normalmente, e repita o exercício com a outra perna.

Exercício 2

Fique sentado com as pernas juntas na frente do corpo. Estique os braços e tente encostar as mãos nos pés devagar, sem forçar o corpo. Vá até o máximo que conseguir e fique nessa posição por cerca de 30 segundos.

Exercício 3

Um alongamento para terceira idade bastante simples é o de inclinar o corpo para melhorar o funcionamento da coluna e dos membros. Em pé, erga os braços lentamente para cima, como se fosse alcançar o céu. Depois, vá inclinando o corpo para o lado lentamente, até o máximo que conseguir. Permaneça na posição por 30 segundos e incline-se para o outro lado por mais 30 segundos.

Exercício 4

Para alongar a região do pescoço e da cabeça, fique em pé com as pernas afastadas. Flexione o cotovelo direito, passando o braço por cima da cabeça para alcançar a orelha esquerda. Faça um movimento, puxando suavemente a cabeça para o lado. Segure por 15 segundos e faça o processo inverso.

Exercício 5

Continuando o alongamento da parte da cabeça, permaneça em pé, com as pernas afastadas, e apoie as duas mãos atrás da cabeça. Com suavidade, mova a cabeça para baixo, como se fosse encostar o queixo no peito. Vá até o máximo que conseguir, sem forçar, e permaneça na posição por 15 segundos. Volte a cabeça para a posição inicial olhando para a frente.

Exercício 6

Fique em pé, com as pernas abertas e pouco flexionadas. Incline o corpo para a frente, até que as mãos cheguem o mais perto possível do chão. Fique assim por 15 segundos e volte lentamente à posição inicial.

Importância do alongamento para terceira idade

Realizar alongamento para terceira idade com frequência permite um aumento da flexibilidade dos músculos e das articulações, além de melhorar a circulação de sangue. O hábito de alongar-se ajuda não apenas antes dos exercícios, mas também nas tarefas do dia a dia, como limpar a casa e cozinhar.

Gostou das dicas de atividade física? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
exercício físico
idosos
alongamento
pré-treino

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ