Terceira Idade

13/06/2015 03:06 - Atualizado em 09/12/2016 12:57

Confira 5 ideias de atividade física para idosos

Praticar exercícios na terceira idade permite alcançar uma vida saudável por mais tempo.

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Redação

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Você sabia que a prática de atividade física para idosos pode aumentar a expectativa de vida na terceira idade? Segundo uma pesquisa da Universidade de Oslo, na Noruega, os praticantes de exercícios ganham cinco anos a mais que os não praticantes.

O estudo acompanhou 5.700 pessoas entre 68 e 77 anos, durante 12 anos. A conclusão foi obtida a partir de uma comparação entre grupos que se exercitavam ao menos três horas por semana com outros sedentários.

A chave para viver mais pode, então, ser encontrada na atividade física para idosos. Exercícios nessa fase da vida ajudam no combate à obesidade e na prevenção do diabetes, reduzem a perda de massa óssea, melhoram a capacidade aeróbica e reduzem as dores de doenças, como artrose, problemas de coluna e tendinite.

atividade fisica para idosos

Qual a melhor atividade física para idosos?

Não existem proibições nem liberações totais de atividade física para idosos. Em função de o corpo ser mais limitado, o ideal é começar por exercícios leves, que podem ter a intensidade aumentada com o tempo.

Mas há casos de pessoas na terceira idade que experimentam esportes radicais e até mesmo fisiculturismo. Tudo é uma questão de preparo físico, por isso, consulte seu médico para fazer o check-up antes de começar.

Hidroginástica

Uma atividade de pouco impacto, a hidroginástica é feita na água. Ela melhora o sistema cardiorrespiratório, além de trabalhar a coordenação motora e a força muscular. Ajuda a diminuir a gordura corporal e a aumentar a massa muscular. Entre seus benefícios mentais, mantém a autoestima em alta e reduz os casos de insônia.

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Natação

Também feita na água, a natação é uma excelente atividade física para idosos porque melhora a musculatura da região abdominal e da pélvis, diminuindo a incontinência urinária. Além disso, aumenta a disposição no dia a dia e facilita a realização de atividades cotidianas, como subir escadas e varrer a casa.

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Pilates

Força, flexibilidade, controle e tonificação muscular são os principais benefícios do pilates. Essa atividade melhora a capacidade da respiração e corrige a postura, diminuindo as dores musculares e prevenindo lesões.

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Dança

Essa atividade é especial para os idosos que gostam de socializar e mexer o corpo. Os benefícios físicos e psíquicos são percebidos com o controlo da pressão alta, redução dos quadros depressivos, interação biopsicossocial e quebra de bloqueios emocionais.

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Musculação

Com o peso adequado, independentemente da idade, a musculação reduz as dores causadas pela artrose, ajuda a tratar a osteoporose e melhora a insuficiência cardíaca. Também ajuda na flexibilidade corporal e fortalece a musculatura.

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Frequência ideal de atividade física para idosos

Em geral, os médicos recomendam que os idosos pratiquem atividades aeróbicas também, como caminhadas e corridas leves. Elas ajudam a combater o declínio do organismo que chega com a idade. O ideal é que a pessoa consiga manter um ritmo de três atividades de uma hora por semana. Sem exageros, é possível evitar comprometer as articulações e os movimentos.

A atividade física para idosos reduz os riscos de quedas e fraturas, proporciona maior sensação de bem-estar, aumenta a autonomia e promove maior sociabilidade. Com a prática, também são reduzidos os casos de depressão e ansiedade. Aproveite para começar já, pois não existe idade para cuidar da saúde.

Gostou das dicas? Conte a sua experiência com os exercícios nos comentários. E não esqueça de ficar ligado nas novidades do Vivo Mais Saudável.

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