Terceira Idade

21/07/2015 08:21 - Atualizado em 10/12/2016 12:33

Confira 4 exercícios para perder peso depois dos 60

Cuidar da saúde deve ser preocupação em todas as idades, principalmente entre os idosos.

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Redação

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Cuidar da saúde é importante em qualquer idade. Fazer exercícios físicos e manter uma alimentação saudável são duas regras básicas para viver bem. Os exercícios para perder peso, por exemplo, contribuem para melhorar as funções do organismo, principalmente depois dos 60 anos.

Quando a terceira idade chega, muitas vezes a pessoa pode se sentir desmotivada a se exercitar, com medo de sentir mais dores ou cansaço. Porém, é exatamente pelo fato de não possuir mais as mesmas habilidades, como agilidade e força, que a atividade física é importante.

exercicios para perder peso

Uma das principais preocupações das pessoas é emagrecer. Até aproximadamente antes dos 25 anos, o metabolismo corporal é acelerado, mas, após essa idade, a velocidade começa a diminuir.

A partir dos 40 anos, o organismo tende a trocar massa muscular por tecido adiposo, a temida gordura. Depois dos 60 anos, a troca fica mais avançada e o metabolismo, lento. Por isso, os exercícios para perder peso na terceira idade devem também ser levados em consideração.

Para emagrecer nesse período da vida, é necessária uma mudança de hábitos, assim como em qualquer idade. Aliar as atividades físicas a uma alimentação balanceada e acompanhada por nutricionista pode trazer resultados significativos.

Exercícios para perder peso mais indicados

Os exercícios para perder peso não trabalham somente a aparência e a eliminação de gordura corporal. Eles também contribuem para o ganho de resistência. A musculação e o pilates, por exemplo, quando combinados à caminhada, auxiliam na formação de massa muscular, também.

Segundo Wellington de Campos Monteiro, educador físico, é necessária uma frequência de treinamento de três a cinco vezes por semana, com a intensidade de treinamento em torno de 60% a 90% da frequência cardíaca máxima.

“A duração do treinamento deve ser de 20 a 60 minutos de atividade contínua. Recomendo uma combinação entre frequência, intensidade e duração para a obtenção de um efeito de treinamento”, aconselha o educador.

Conforme o profissional, independentemente da atividade escolhida, é necessário que o idoso seja acompanhado e orientado por pessoas habilitadas em Educação Física. O profissional deve ajudar na escolha e na realização da atividade.

Wellington aponta quatro exercícios para perder peso na terceira idade:

1. Musculação

Promove aumento da força e da resistência e diminuição da pressão sobre as articulações. Além disso, aumenta a densidade óssea, reduz a gordura corporal e sintomas de doenças crônicas, como diabetes do tipo 2.

2. Dança

Melhora o equilíbrio e a coordenação motora, além da qualidade do sono. Também estimula o convívio social e faz bem para a autoestima.

3. Pilates

Melhora a respiração, a flexibilidade e os casos de incontinência urinária. O escape involuntário da urina se deve ao enfraquecimento do músculo do períneo e da musculatura do assoalho pélvico. No pilates, ocorre o enrijecimento do abdômen, do glúteo e do períneo, o que, com o tempo, diminui o problema.

4. Caminhada

Acelera o metabolismo e queima calorias, melhorando os sistemas circulatório e respiratório. Além disso, diminui a sonolência e controla a vontade de comer compulsivamente.

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Importância dos exercícios para perder peso na terceira idade

De acordo com o educador físico, a necessidade dos exercícios para perder peso na terceira idade se apresenta na manutenção da capacidade funcional e da autonomia física durante o processo de envelhecimento.

“Uma das principais causas de acidentes e de incapacidade na terceira idade é a queda, que geralmente acontece por anormalidades do equilíbrio, fraqueza muscular, desordens visuais, anormalidades do passo, doença cardiovascular, alteração cognitiva e consumo de alguns medicamentos”, alerta.

Você pratica exercícios para perder peso? Tem notado resultados? Compartilhe sua experiência conosco! E lembre-se de continuar acompanhando o Vivo Mais Saudável para conferir mais dicas de atividade física para idosos.

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