Terceira Idade

07/12/2014 12:28 - Atualizado em 03/12/2016 12:28

Confira 3 exercícios cardiovasculares indicados para idosos

Prática de exercícios cardiovasculares aumenta a qualidade de vida na terceira idade.

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Redação

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Com o passar dos anos, o corpo começa a perder força. E para prevenir doenças e manter a saúde em alta, exercícios cardiovasculares são uma excelente opção na terceira idade.

O que são exercícios cardiovasculares

O sistema cardiovascular humano - composto pelo coração, os vasos sanguíneos e o sangue - é o responsável pelo transporte de substâncias no corpo humano. Nutrientes, hormônios e gases como o oxigênio são transportados pelos glóbulos vermelhos. Quando esse sistema não funciona da maneira correta, nada mais no corpo funciona, já que é ele que entrega a matéria-prima.

exercicios cardiovasculares

A função dos exercícios cardiovasculares é fortalecer os músculos que compõem esse sistema, além de queimar qualquer tipo de gordura em excesso que possa estar acumulada. Na terceira idade, a gordura localizada se torna um risco ainda maior para a saúde. Ela pode entupir veias e artérias que, desgastados, já não têm um fluxo sanguíneo tão intenso quanto antes.

São chamados exercícios cardiovasculares aqueles que aumentam a sua frequência cardíaca e exigem uma quantidade maior de energia do corpo. Essas atividades são aquelas que ativam o metabolismo e fazem com que o corpo gaste mais gordura e mais energia para funcionar. Geralmente, esses exercícios exigem muita movimentação corporal.

Para o corpo dos sonhos dos jovens, os exercícios cardiovasculares não são suficientes, mas, em termos de saúde, eles dão conta do recado. Eles eliminam os excessos de substâncias indesejadas e que fazem mal ao corpo, além de turbinar o funcionamento do sistema cardiovascular. Esses benefícios são tudo o que o idoso precisa para uma maturidade saudável.

Dicas de exercícios cardiovasculares

1. Natação

Esse esporte é conhecido como um dos mais completo dos exercícios. A natação, além de ser um exercício aeróbico intenso e com uma alta demanda de energia, ainda é um reforço muscular potente. A força das pernas e braços para vencer a resistência da água ajuda muito na hora de tonificar os músculos. E nem pense que isso é questão de estética. São os músculos que sustentam nossos ossos e órgãos.

exercicios cardiovasculares

Além disso, esse é um dos exercícios cardiovasculares que menos causa impacto nas articulações, o que é muito importante para os idosos. Na terceira idade, os ossos e nervos já não suportam mais esforços grandes demais. Exercícios de alto impacto podem romper tendões, ligamentos e cartilagens. Estruturas que, nessa idade, são de difícil recuperação.

2. Bicicleta

Pedalar é ainda um dos melhores métodos aeróbicos. A atividade, além de queimar altos índices de gordura, ainda ajuda a fortalecer os músculos das pernas e da panturrilha, muito importantes para a circulação. Isso porque a panturrilha é o segundo coração do corpo, é ela que bombeia de volta para o coração, o sangue que irriga as pernas.

exercicios cardiovasculares

Andar de bicicleta também ajuda no treinamento do equilíbrio. É normal que o equilíbrio do corpo já não seja mais tão bom em idade avançada. Conquistar essa capacidade é muito importante.

3. Caminhada

As caminhadas são os exercícios cardiovasculares bem fáceis de ser incorporados à rotina. Ao caminhar você precisa se adaptar a diversos estímulos sem perder o ritmo, o que trabalha a coordenação. Cardiologistas indicam caminhadas de 20 minutos a 1 hora por dia.

exercicios cardiovasculares

Antes de começar qualquer atividade física, no entanto, você deve consultar seu médico. Com os exames adequados, ele dirá quais são os principais cuidados que você deve ter na prática e tipos de exercícios que estão vetados pelas suas condições de saúde.

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