Terceira Idade

09/01/2016 02:00 - Atualizado em 06/12/2016 03:05

Como deve ser um esporte adaptado para idosos

Prática de atividades físicas traz diversos benefícios para a terceira idade.

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Redação

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A prática de exercícios físicos e de esportes na terceira idade é muito importante e traz diversos benefícios para as pessoas nessa faixa etária. No entanto, também demanda alguns cuidados importantes com a saúde. A prática de um esporte adaptado, por exemplo, pode reduzir riscos de problemas e aumentar a qualidade da atividade desenvolvida.

Como é o esporte adaptado para a terceira idade

O esporte adaptado é uma boa opção para a prática na terceira idade. As adaptações de esportes tradicionais, cuja prática em condições normais ficariam inviáveis e ofereceriam riscos em função da condição física, ajudam a reduzir os impactos e melhorar os benefícios.

Vôlei adaptado

O vôlei é um dos esportes que pode ser adaptado para idosos. A prática dessa atividade auxilia na melhoria da coordenação motora, na força muscular e beneficia o sistema vascular. A adaptação do vôlei pode ser feita de diversas maneiras, incluindo alterações pontuais nas regras.

Esporte adaptado

Uma delas é a permissão para segurar a bola na hora dos toques, com objetivo de reduzir o impacto contra os dedos e, assim, evitar fraturas. A ausência dos saltos na hora de passar a bola para os companheiros e para o lado adversário também reduz o impacto no solo. O saque pode ser feito com lançamento, para reduzir a amplitude muscular.

Outras alterações, de caráter estrutural, também podem ser feitas. Entre elas, a instalação de uma rede mais baixa e a diminuição do peso da bola. A troca de material, por uma bola de borracha, por exemplo, também pode ajudar.

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Musculação adaptada

A musculação também é uma atividade que pode ser feita por idosos, e também possui grande importância para essa faixa etária. De acordo com o personal trainer e especialista em musculação Eneas Resende, isso acontece porque os idosos costumam carecer de massa muscular para realizar suas atividades. Assim, a musculação pode proporcionar a eles maior qualidade de vida.

De acordo com o especialista, a partir da quinta década de vida, começam a surgir os sinais de envelhecimento, entre os quais estão o cansaço físico e a perda de massa muscular, e a redução na produção de hormônios. A prática de atividades físicas, como a musculação, ajuda a reduzir essas perdas, equilibrando um pouco as condições metabólicas, corporais e até psicológicas.

Corrida adaptada

A corrida é outra atividade que pode se transformar em esporte adaptado para a terceira idade. A primeira coisa a ser feita, antes de iniciar essas atividades, é consultar um médico e fazer um check-up para verificar suas condições de saúde. Depois, você precisa contar com a orientação de um profissional de educação física.

A preparação especial inclui um começo mais leve, iniciando pela caminhada, para se acostumar e, aos poucos, aumentar a intensidade. Você também precisa utilizar tênis e roupas adequadas, e estabelecer uma rotina de treinos. Entre os benefícios da corrida, estão o aumento do bem-estar, a prevenção de doenças cardíacas e a perda de gordura.

E aí, gostou de saber mais sobre a prática de atividade física na terceira idade e como fazer um esporte adaptado para essa faixa etária? Então aproveite para compartilhar este conteúdo!

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