Terceira Idade

09/09/2015 07:02 - Atualizado em 19/11/2016 09:01

Chega de sedentarismo: Aprenda 4 exercícios para fazer em casa

É possível evitar o sedentarismo com exercícios de fácil execução, que promovem saúde e bem-estar.

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Redação

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A chegada da terceira idade não deve ser empecilho para quem deseja uma vida saudável e ativa. Mesmo que o idoso não queira ou não possa frequentar academias, é possível recorrer aos exercícios para fazer em casa e não ficar parado.

As atividades físicas, quando orientadas e seguidas corretamente, auxiliam no fortalecimento dos músculos e dos ossos. Elas também melhoram a frequência cardíaca e a circulação sanguínea. Confira a seguir algumas opções.

idosa praticando exercícios para fazer em casa

4 exercícios para fazer em casa  

Para começar os exercícios caseiros, você deve ter disciplina. Estipule horários e a duração das atividades para se programar. Não corra o risco de passar o dia envolvido com outras tarefas e esquecer desse compromisso com a sua saúde.

A seguir, confira alguns exercícios simples para fazer em casa:

1. Espace seus pés até alcançar a largura dos ombros. Estenda os braços para a frente e dobre levemente os joelhos, jogando o quadril para baixo e empurrando o bumbum para trás. Você deve se sentir como se estivesse sentando em uma cadeira.

Volte à posição inicial e repita o movimento de vai e vem pelo menos dez vezes. Para evitar desequilíbrios e quedas, é importante que os joelhos nunca fiquem muito à frente dos pés. Por isso, você deve tentar empurrar o bumbum para trás o máximo possível.

2. Escolha uma bola de pilates ou uma cadeira sem braços para se sentar. Segure um haltere pequeno em cada mão e levante os pesos lentamente em direção aos ombros, mantendo sempre os braços e os cotovelos perto do corpo. Volte lentamente à posição inicial e repita os movimentos pelo menos dez vezes.

3. Sente na bola de pilates ou na cadeira. Dessa vez, com os halteres nas mãos, levante os pesos até ficarem ao nível dos ombros. Em seguida, empurre lentamente os halteres para cima da cabeça até que seus braços fiquem esticados. Sempre volte com cuidado e lentamente à posição de início. Repita os movimentos cerca de dez vezes.

4. Em pé, use uma cadeira para se apoiar. Levante lentamente uma das pernas, cuidando para não ultrapassar a altura do quadril. Repita os movimentos dez vezes para cada perna.

[[saiba_mais]]

Benefícios dos exercícios para fazer em casa

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2025, o número de pessoas com mais de 60 anos deve passar de 32 milhões. Para que os brasileiros possam desfrutar da chegada da idade com saúde, os exercícios caseiros podem ser o primeiro passo para fugir do sedentarismo.

De acordo com Wellington de Campos Monteiro, educador físico, é necessário um estilo de vida ativo na manutenção da capacidade funcional e da autonomia física durante o processo de envelhecimento.

“Uma das principais causas de acidentes e de incapacidade na terceira idade é a queda, que geralmente acontece por anormalidades do equilíbrio, fraqueza muscular, desordens visuais, anormalidades do caminhar, doença cardiovascular e alteração cognitiva”, explica.

Segundo o educador físico, praticar atividades que movimentem o corpo diminui a ocorrência de aterosclerose - acúmulo de placas de gordura e colesterol nas paredes das artérias -, ameniza o desgaste da cartilagem que atinge as extremidades dos ossos e reduz complicações da osteoporose.

Além disso, os idosos que se exercitam sentem alívio das dores na lombar e na cervical, melhoram sua circulação sanguínea e conseguem baixar a pressão arterial.

O educador físico ressalta que é necessário que a pessoa seja acompanhada e orientada por um profissional de Educação Física. Ele ajudará na escolha e na realização da atividade. Também é importante consultar o médico para liberar a realização dos exercícios. Além disso, não se esqueça do alongamento antes e depois das atividades para prevenir as lesões e cãibras.  

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