Terceira Idade

18/01/2015 09:29 - Atualizado em 10/12/2016 04:59

Caminhar na esteira: Conheça os benefícios aos idosos

Além de ser mais seguro, caminhar na esteira ajuda a tratar e prevenir várias doenças.

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Redação

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Com o avançar da idade, é natural que a capacidade física seja reduzida. É por isso que a prática regular de exercícios é fundamental para se manter saudável na terceira idade. E para esse grupo em especial, uma atividade muito indicada é caminhar na esteira. Com a prática, é possível obter uma série de benefícios sem sair de casa.

A caminhada é um dos exercícios mais recomendados para os idosos, pois o risco de lesões é bem menor do que outras atividades. Além disso, a prática é indicada inclusive para portadores de doenças cardíacas e metabólicas, como diabetes, obesidade e excesso de triglicérides no sangue. É uma ótima opção para quem é sedentário e quer começar um exercício físico.

caminhar na esteira

Benefícios de caminhar na esteira

Uma das vantagens de caminhar na esteira é que a atividade se torna mais segura do que a caminhada ao ar livre. Para os idosos, pode ser perigoso caminhar em terrenos com desníveis ou outros obstáculos encontrados na rua. Fazer o exercício no aparelho também evita problemas com o clima, pois o sol muito forte ou baixas temperaturas podem ser prejudiciais.

Além desses fatores, caminhar na esteira oferece mais benefícios para a saúde. Um dos principais é a melhora na circulação do sangue e na atividade do coração, ajudando a diminuir os riscos de problemas cardíacos. O exercício também queima as gorduras localizadas, sendo ótimo para quem é sedentário e quer começar a praticar uma atividade física.

Com a caminhada, é possível controlar, tratar e prevenir doenças, como diabetes, hipertensão e problemas respiratórios. Movimentar o corpo regularmente permite um envelhecimento saudável, com maior longevidade e expectativa de vida.

Quando um idoso começa a caminhar na esteira, logo se percebem mudanças, como a facilidade em fazer atividades cotidianas. O exercício melhora o equilíbrio, os reflexos e o raciocínio lógico.

Além disso, contribui na manutenção e no aumento da densidade óssea, melhora a digestão alimentar e diminui os sinais da depressão, que aparecem com frequência nessa faixa etária.

Muitas vezes, o sedentarismo na terceira idade leva à incapacidade motora, elevando o risco de quedas. Caminhar na esteira contribui na prevenção desses acidentes, pois fortalece os músculos das pernas e costas, melhora os reflexos, aumenta a velocidade de andar, desenvolve a flexibilidade, mantém o peso corporal e melhora a mobilidade.

caminhar na esteira

Cuidados para caminhar na esteira

É indicado que o exercício seja feito de três a cinco vezes por semana, com duração de 30 minutos por dia. Além disso, os idosos devem ter o acompanhamento médico, para que ele identifique doenças ou limitações. Assim, o profissional poderá indicar a melhor forma de praticar a atividade, de acordo com cada caso.

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