Terceira Idade

24/08/2014 06:00 - Atualizado em 02/12/2016 10:54

Caminhada na terceira idade reduz riscos de debilidade física

Praticar a caminhada na terceira idade três vezes por semana ajuda a elevar a qualidade de vida.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quando se chega à terceira idade, algumas tarefas acabam ficando mais cansativas. Para manter o ritmo de vida e reduzir os riscos de debilidade física é importante que os idosos realizem atividades físicas.

Não precisa ser um exercício muito pesado. Uma simples caminhada na terceira idade, praticada três vezes por semana, já pode ser suficiente para manter a saúde e a qualidade de vida.

caminhada-na-terceira-idade


Estudo atesta importância da caminhada na terceira idade

A revista médica Jama, da Associação Médica dos Estados Unidos, realizou uma pesquisa com 1.635 idosos que eram sedentários e que foram divididos em dois grupos.

Os participantes do primeiro grupo praticavam três sessões de 10 minutos de musculação e caminhavam 150 minutos durante a semana. Já o segundo grupo não praticou atividades, apenas recebeu informações de como manter a saúde quando se é idoso.

Os participantes do primeiro grupo, em três anos, tinham 18% menos chances de ter alguma debilidade física. A pesquisa foi considerada um grande reforço quanto à importância de praticar a caminhada na terceira idade.

As vantagens da caminhada na terceira idade

Caminhar possui uma grande vantagem, pois você não precisa de um lugar específico. Você pode realizar esse exercício onde achar melhor, como em parques, praças e até mesmo ruas (desde que não sejam perigosas). Desse modo, além de estar se exercitando você aproveita para dar uma volta e ter contato com a natureza e o ar puro. É bom sair de casa e poder andar por aí vendo outras pessoas.

Realizar a caminhada na terceira idade não auxilia apenas na redução da debilidade física. Essa prática pode ajudar também no combate de doenças, como o diabetes, hipertensão, problemas cardíacos, varizes, enfermidades respiratórias.

A caminhada na terceira idade também pode ser uma ótima dica para quem fica muito em casa e se sente entediado. Praticar exercícios evita o risco de doenças emocionais como depressão, solidão e baixa autoestima. Qualquer esporte fortifica o corpo e o espírito.

Comece procurando um médico

Entretanto, antes de decidir realizar a caminhada na terceira idade, é de extrema importância que o idoso procure um médico, para este dizer quantas vezes por semana você pode caminhar e quanto tempo. Sem exageros! O especialista é quem vai diagnosticar se há alguma doença que impossibilite determinadas atividades e as limitações do paciente.

O exercício tem que ser algo relaxante, que ajude em sua saúde e bem-estar. E a boa alimentação também é indispensável para quem pratica atividades físicas. Então, antes e depois da caminhada, sempre consuma muitas frutas, sucos e vitaminas. Assim, você garante saúde tanto para o seu corpo quanto para a alma.

TAGS
caminhada
terceira idade
exercícios

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ