Terceira Idade

10/06/2014 09:00 - Atualizado em 07/12/2016 10:13

Benefícios da hidroginástica para idosos vão além do preparo físico

Hidroginástica para idosos ajuda na prevenção da osteoporose.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A hidroginástica para idosos é uma excelente opção para quem quer envelhecer com saúde. Entre os benefícios da prática, estão a prevenção da osteoporose, o condicionamento cardiovascular e até a melhora da autoestima.

É hora de descobrir a hidroginástica para idosos

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Um dos segredos para manter a qualidade de vida mesmo com uma idade avançada é permanecer sempre na ativa. No entanto, quanto mais idosa for a pessoa, menores são as opções de exercícios e esportes que ela está apta a praticar. Não apenas por limitações físicas e motoras, mas também pela segurança. As implicações de uma queda são tão mais sérias quanto mais velha for a pessoa, pois seus ossos já não possuem mais a mesma resistência de outrora. Longos meses de recuperação e dor podem ser perdidos caso isso aconteça.

Quando chegamos à terceira idade, nosso corpo passa por inúmeras transformação, tais como o declínio de massa muscular, fragilidade no sistema ósseo e queda da capacidade aeróbica. Uma excelente opção para senhores e senhoras que atentam para isso e não gostam de ficar parados é a hidroginástica para idosos, recomendada sobretudo para quem sofre de osteoporose, artrose e osteopenia. Além da questão da saúde, a atividade é extremamente prazerosa, gerando bem-estar, diversão e uma vida social mais ativa, já que a hidroginástica é feita em grupo.

Benefícios da hidroginástica para idosos

Os benefícios da hidroginástica para idosos são o condicionamento cardiovascular, cardiorrespiratório e muscular, obtidos por meio de exercícios de flexibilidade, relaxamento, coordenação motora e pressão hidrostática (leve pressão sobre o corpo e os vasos, que auxilia o retorno venoso, beneficiando pessoas com varizes) realizados em uma piscina. A hidroginástica ajuda a enrijecer os músculos, aumentando a força muscular; trabalha o equilíbrio corporal; ajuda a manter a densidade mineral óssea; previne a osteoporose; controla a pressão arterial; desintoxica as vias respiratórias; tem alto gasto calórico; melhora a autoestima e diminui a ansiedade.

Além de todos esses benefícios, a hidroginástica para idosos é uma atividade de baixo impacto, sem ocorrência de quedas e fraturas, envolvendo, portanto, poucos riscos ao idoso. O impacto com o solo, por exemplo, é diminuído em 90% nos exercícios realizados na água.

Mexendo o corpo na piscina, o idoso fica longe do sedentarismo e ganha mais disposição no dia a dia, além de ter o processo de envelhecimento retardado. Mas é bom lembrar que a hidroginástica para idosos deve ser sempre acompanhada de um profissional que possa orientar o praticante corretamente, escolhendo o programa de exercícios mais adequado a ser seguido, não antes de conduzir uma avaliação clínica do idoso.

A aula é divertida, mas o profissional que orienta o exercício impõe atividades a serem feitas, o que aumenta também a concentração de quem as pratica e culmina na liberação de endorfina, substância que traz a sensação de bem-estar e prazer.

As regiões do corpo mais trabalhadas na hidroginástica para idosos são os braços, glúteos, pernas, costas e abdômen. Os acessórios mais utilizados são steps, luvas, tornozeleiras, halteres e noodles.

Antes da hidroginástica para idosos

Como em todo início de atividade física, especialmente a realizada na terceira idade, deve-se consultar um médico antes de ingressar na hidroginástica. Se a pessoa recentemente sofreu uma lesão ou cirurgia em alguma parte do corpo, como o joelho, por exemplo, ou então possui dificuldades na execução de um determinado movimento, recomenda-se que opte antes pela hidroterapia, uma atividade conduzida por um fisioterapeuta, trabalhando esses movimentos nos se tem dificuldade. Superada essa questão, pode-se partir para a hidroginástica.


Se você já fez alguma atividade parecida, deixe seu comentário e conte-nos um pouco sobre a sua experiência.

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ