Terceira Idade

13/12/2015 09:26 - Atualizado em 09/12/2016 04:53

Aumento de massa muscular garante a autonomia do idoso

Exercícios físicos ajudam a manter saúde e qualidade de vida na terceira idade.

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Redação

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A atividade física e, consequentemente, o aumento de massa muscular na terceira idade ajudam na busca de hábitos saudáveis. E os benefícios são comprovados.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida dos brasileiros segue aumentando. Em 2015, ela subiu de 75,14 anos, índice registrado no ano anterior, para 75,44. Esse aumento está ligado, também, com a crescente qualidade de vida dos idosos. Saiba mais a seguir

idosos fazendo alongamento para aumento de massa muscular

Importância do aumento de massa muscular

De acordo com o especialista em musculação e medicina do esporte Eneas Azevedo Resende, a importância das atividades físicas na terceira idade se dá pelo fato de o idoso necessitar de mais tônus no auxílio de suas atividades diárias. Ele também precisa da elevação de sua taxa de metabolismo basal (TMB).

Ainda segundo o profissional, entre a quarta e a quinta década de vida, começam a surgir sinais de envelhecimento, tais como cansaço físico, redução da memória e da força de trabalho, tendência ao sobrepeso e progressiva perda de massa muscular. “Com o envelhecimento, o organismo como um todo vai se tornando debilitado”, sintetiza.

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Sinais do envelhecimento

Com o passar dos anos, a produção de hormônios importantes diminui. Aos 60 anos de idade, o corpo humano produz 25% do hormônio do crescimento, o GH, se comparado ao que é produzido aos 17 anos. Aos 80, a produção de DHEA é, em média, de 5% do que acontece aos 20.

“Os exercícios físicos orientados farão com que todas as perdas sejam minimizadas, havendo então um retardamento de patologias características no idoso, nas condições físicas, metabólicas, corporais, psicológicas, sociais e espirituais”, explica o especialista.

Sobre os cuidados na hora de realizar exercícios, sejam eles para aumento de massa muscular ou não, os idosos devem aliar o tripé do bem-estar: exercícios aeróbios e cardiovasculares, exercícios de sobrecarga e alongamento para evitar lesões em tecidos moles e articulares. Vale lembrar que a musculação deve ser realizada apenas em aparelhos, garantindo a segurança do praticante.

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre a importância do aumento de massa muscular na terceira idade? Então aproveite para deixar um comentário! E não se esqueça de conferir outras dicas de atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

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musculação
tônus muscular
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