Terceira Idade

06/02/2015 05:20 - Atualizado em 09/12/2016 01:49

Aulas de dança são uma maneira de entrar em forma e fazer amigos

Aulas de dança são indicadas na terceira idade por oferecerem benefícios para corpo e mente.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Fazer aulas de dança na terceira idade traz diversos benefícios para a saúde. A atividade trabalha o lado cognitivo, melhorando a coordenação motora, e também a parte articular, fortalecendo as articulações do corpo. Além disso, é uma forma de socializar, que possibilita novas amizades e trocas de experiências.

aulas de danca

Benefícios das aulas de dança para idosos

É importante que os idosos tenham uma vida ativa e se movimentem regularmente, devido às limitações que o corpo adquire com o passar dos anos. Procurar uma atividade agradável ajuda com que o idoso continue praticando-a sem perder a vontade. As aulas de dança são indicadas porque são animadas, divertidas e muito prazerosas.

A atividade oferece diversos benefícios para o corpo, como melhora da coordenação motora, equilíbrio, reflexo, flexibilidade e aumento da amplitude dos movimentos. Por exigir fôlego e condicionamento físico, dançar também melhora a capacidade respiratória e a saúde do coração.

As aulas de dança trabalham com movimentos coordenados e repetidos, exigindo concentração para acertar os passos. Com isso, os praticantes exercitam também a memória e a capacidade de prestar atenção para gravar as sequências de movimentos.

Autoestima e saúde

Na terceira idade, os casos de solidão e inatividade são frequentes, pois muitas vezes os idosos se aposentam e ficam viúvos ou separados, passando a maior parte do tempo sozinhos. O contato e a interação com outras pessoas acabam diminuindo esses sintomas e evitando que se agravem para um quadro de depressão.

Com as aulas, é possível conquistar autoestima e bem-estar, o que leva a uma maior qualidade de vida.

Quando os idosos praticam um tipo de dança regularmente, eles conseguem até mesmo diminuir a quantidade de remédios tomados. Eles melhoram fisicamente e ficam cada vez menos dependentes dos medicamentos. Casos de pressão alta, colesterol alto e diabetes podem ser controlados com a atividade.

Outro problema comum na terceira idade são as quedas, até mesmo dentro de casa, realizando atividades cotidianas. Com as aulas de dança, esses incidentes diminuem e são evitados, pois a atividade melhora o equilíbrio e a mobilidade. A execução de movimentos básicos como agachar e levantar se tornam mais fáceis e seguros.

Cuidados para fazer aulas de dança

Antes de começar a praticar um exercício físico, é preciso tomar alguns cuidados básicos, principalmente depois dos 60 anos de idade. O primeiro deles é buscar a orientação de um profissional, para que ele faça uma avaliação física e de saúde. Ele indicará qual a melhor forma de praticar o exercício de acordo com as limitações de cada um.

Outro cuidado importante para praticar aulas de dança é sempre fazer um aquecimento antes, preparando as articulações do corpo para evitar lesões. Depois da atividade, é indicado fazer também um alongamento para relaxar os músculos.

Gostou das dicas de atividade física? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
socialização
dança
exercícios físicos
coordenação motora

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ