Terceira Idade

13/02/2016 05:00 - Atualizado em 02/12/2016 05:07

Atividades para idosos melhoram o corpo e a mente

Confira opções que envolvem lazer e atividade física para a terceira idade.

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Redação

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Não tem como fugir do envelhecimento, e ele já virou um fenômeno mundial. As taxas de natalidade vêm caindo e o número de idosos aumenta no mundo todo. Por isso, o segredo é investir em atividades que melhorem a qualidade de vida nessa fase.

Exercícios físicos, eventos sociais e viagens são alternativas para envelhecer melhor, com mais saúde e felicidade. A seguir, confira algumas sugestões.

idosos praticam atividades físicas

Atividades para envelhecer bem

Conforme dados de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o público da terceira idade já corresponde a 10% da população brasileira - e é o grupo que mais cresce. No ano de 2025, o Brasil deverá ser o sexto país do mundo em número de idosos.

Mesmo em pequenas ações do dia a dia, é possível introduzir atividades que podem melhorar a saúde e o condicionamento físico. Assim, lá na frente, o resultado será maior independência e bem-estar.

Pode-se começar por exercícios simples e com menos impacto, mas a regra não vale para todos. Se a pessoa já tiver treinado antes, seu corpo terá memória desse tempo e poderá ser mais fácil retomar. Basta consultar o médico para assisti-la nesse processo.

Outras atividades também podem ajudar a proporcionar bem-estar físico. Mais que isso, elas colaboram para fazer novos amigos. A dança, por exemplo, pode ser utilizada não apenas na aulas, mas também em eventos sociais.

Ainda, é possível inscrever-se em grupos de excursões para viagens e passeios culturais. A distância e o custo variam bastante; há para todos os gostos e bolsos. Programas voltados para a terceira idade existem justamente para isso.

Programas para a terceira idade

Projetos desse tipo envolvem confraternizações, palestras, oficinas, viagens e tudo mais que promova o envolvimento da pessoa para que ele não fique ociosa, mas, sim, participante. Isso valoriza a memória de cada um e também ajuda na interação, dentro do conceito de envelhecimento ativo.

Além de atividades relacionadas ao turismo e à dança, com a possibilidade de viajar e de participar de bailes, também é indicado manter sempre uma rotina de exercícios físicos.

Entre as recomendações gerais, estão caminhada, musculação, hidroginástica, corrida, bicicleta, pilates, natação e alongamento. Fora o treino aeróbico, é importante exercitar o equilíbrio e a coordenação motora em movimentos como andar na ponta dos dedos ou dos calcanhares, caminhar para a frente, para trás e para os lados e simular situações do cotidiano.

Quando houver dúvidas em relação ao impacto do exercício, à capacidade cardiorrespiratória ou ao uso de equipamentos, o indicado é sempre procurar um médico. O início de atividades físicas deve ter esse acompanhamento profissional para garantir que não se excedam os limites do corpo.

Além disso, a visita médica também será proveitosa para uma revisão geral e para adequar a alimentação a esse programa de exercícios. Um bom cardápio é sempre aliado da saúde, em qualquer idade.

Conhece outras atividades proveitosas para idosos? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de saúde e atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

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