Terceira Idade

17/06/2014 09:00 - Atualizado em 09/12/2016 01:17

Atividade física previne problemas de locomoção em idosos

Prática esportiva melhora a capacidade de locomoção na terceira idade.

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Redação

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A idade chega para todo mundo. Os problemas de saúde e dificuldades para atividades básicas, como a locomoção, vêm junto, infelizmente. Com exercícios físicos e alguns cuidados, no entanto, você pode viver mais, melhor e com maior disposição para deslocamentos cotidianos, caminhadas e até esportes.

Atividade física e a locomoção de idosos

Foto: Shutterstock

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Problemas de locomoção são muito associados à terceira idade. Nesse período da vida, nosso corpo passa por inúmeras transformações, tais como declínio de massa muscular, fragilidade no sistema ósseo e queda da capacidade aeróbica, na flexibilidade, agilidade e coordenação. Subir e descer alguns degraus pode ser uma tarefa hercúlea para um idoso, e até mesmo uma caminhada pode ser difícil.

A situação de locomoção é pior para quem sofre de osteoporose, artrose e osteopenia, para citar algumas enfermidades que costumam acometer pessoas de idade avançada. A melhor maneira de prevenir esse tipo de problema é praticando atividades físicas com regularidade.

Benefícios dos exercícios para a locomocação

Entre os benefícios da prática de exercícios físicos na terceira idade, pode-se citar a melhora na locomoção, coordenação, equilíbrio, força muscular e flexibilidade; aumento do condicionamento cardíaco e respiratório, que contribui para diminuir o risco de doenças do coração; diminuição de risco de lesões musculares; manutenção do peso e redução adiposa; controle do diabetes; estímulo ao metabolismo e a aspectos cognitivos, como atenção, memória e percepção; combate ao processo inflamatório e outros. Além disso, proporcionam imensas melhoras no âmbito psicológico, pois melhora a autoestima, bem-estar, conforto e independência dos idosos, diminuindo o risco de depressão.

Cuidados com a locomoção

Apesar de todos esses motivos, o idoso não pode sair correndo a praticar qualquer tipo de exercício para aprimorar suas possibilidades de locomoção. Quanto mais idosa for a pessoa, menores são as opções de atividades e esportes que ela está apta a praticar. Não apenas por limitações físicas e motoras, mas também pela segurança. As implicações de uma queda costumam ser tão mais sérias quanto mais velha for a pessoa, pois seus ossos já não possuem mais a mesma resistência de outrora. Longos meses de recuperação e dor podem ser perdidos caso isso aconteça.

Seja qual for, a atividade escolhida deve ser feita de forma contínua e regular, sob orientação médica, levando em conta as suas limitações. Exageros podem ser prejudiciais. Para um melhor proveito do exercício, deve-se utilizar roupas e calçados adequados. Também é muito importante ingerir líquidos durante a sua prática, para se manter hidratado, e fazer alongamento, antes e depois da atividade. Em caso de dor ou mal-estar, o exercício deve ser suspenso e um profissional da saúde procurado.

Atividades que favorecem a locomoção

As atividades mais recomendadas para auxiliar os idosos na locomoção são as de baixo impacto, que evitam a sobrecarga nas articulações e o risco de quedas, fraturas nos ossos e lesões nos músculos. Essas atividades podem ser dança de salão, ciclismo, musculação especializada, yoga, pilates, caminhadas, atividades recreativas lúdicas e hidroginástica.

Essa última costuma ser a mais recomendada, pois tem zero risco de quedas e fraturas. O impacto com o solo, por exemplo, é diminuído em 90% nos exercícios realizados na água. A hidroginástica ajuda a enrijecer os músculos, aumentando a força muscular; trabalha o equilíbrio corporal; ajuda a manter a densidade mineral óssea; previne a osteoporose; controla a pressão arterial; desintoxica as vias respiratórias; tem alto gasto calórico; melhora a autoestima e diminui a ansiedade.

Se o exercício escolhido é realizado em grupo, melhor ainda, pois assim, além de trabalhar o físico, oferece um ambiente divertido no qual o idoso pode socializar com outras pessoas.

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