Terceira Idade

28/10/2015 02:12 - Atualizado em 02/12/2016 07:12

Asanas de yoga ajudam a envelhecer bem

A prática da yoga ajuda a manter a mobilidade, a flexibilidade e o equilíbrio dos idosos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Com o passar do tempo e o envelhecimento, o corpo começa a perder a mobilidade das articulações, a massa muscular, a flexibilidade e o equilíbrio. É aí que entra a importância das asanas de yoga para a terceira idade, pois as posturas ajudam a recuperar essas perdas e a manter o corpo saudável por mais tempo.

As limitações podem prejudicar até mesmo a realização de tarefas simples no dia a dia dos idosos, como caminhar, abaixar e levantar. Por isso, praticar uma atividade que ajude a retardar esse processo e estabilizar o corpo é fundamental para ter uma velhice com qualidade de vida e bem-estar.

idoso praticando asanas

Yoga traz benefícios para idosos

A yoga trabalha de uma forma que ajuda os idosos a recuperar a mobilidade articular, a flexibilidade dos músculos e o equilíbrio do corpo. As asanas e os movimentos dinâmicos ajudam o corpo inteiro, auxiliando no ganho de massa e lubrificando as articulações.

Outro fator importante da atividade é a concentração exigida durante a prática. Com a meditação, os idosos se conhecem melhor e se conectam com eles mesmos, conquistando um equilíbrio interno. Isso contribui também para a saúde mental, ajudando a aceitar o processo de envelhecimento e as limitações que surgem com o passar dos anos.

A técnica ainda tem a capacidade de relaxar e acalmar os praticantes, fazendo esquecer a preocupação com problemas e até mesmo com doenças. Com isso, a sensação de bem-estar e a felicidade aumentam, diminuindo os riscos de um quadro de depressão, comum nessa fase da vida.

Saiba Mais
Desafie seus limites com posições de yoga
Conheça os benefícios vasculares do hot yoga para idosos
Hatha Yoga proporciona benefícios físicos e mentais

Um estudo do Centro Médico da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, comprovou a importância da yoga para o combate da depressão na terceira idade. A pesquisa dividiu 70 pessoas com mais de 60 anos e que tinham depressão leve em dois grupos. Um deles passou a praticar yoga semanalmente e ou outro continuou tratando o problema de maneira clínica.

Em seis meses, 40% das pessoas que praticaram yoga não apresentaram quaisquer sintomas de depressão.

Asanas indicadas para a terceira idade

As asanas são as posturas e os movimentos realizados na prática da yoga. A palavra vem do sânscrito e significa "postura confortável e equilibrada". Existem diversos tipos de asana, que são utilizados em diferentes técnicas e possuem benefícios e níveis de dificuldade variados.

Algumas das asanas mais indicadas para idosos são as que ajudam na melhora do equilíbrio e da flexibilidade.

1. Triângulo (série konasana):

asanas triângulo

2. Postura do gato (shishu asana):

asanas gato

3. Postura da cobra (Bhujangasana):

asanas cobra

Qualquer pessoa pode praticar asanas de yoga. Não existem contraindicações ou idade limite para começar. O único cuidado necessário é respeitar as limitações individuais de cada pessoa, procurando movimentos adaptados e seguros. Também é importante contar com a orientação de um mestre capacitado.

Achou interessante? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de atividade física para idosos aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
posturas de yoga
benefícios da yoga
yoga para idosos
exercícios para idosos

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ