Terceira Idade

17/01/2016 03:00 - Atualizado em 06/12/2016 11:26

Aposte em um exercício para o cérebro: Veja 5 opções

Funções motoras e cognitivas melhoram com estímulos e atividades divertidas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Ao chegar a terceira idade, é normal que algumas funções motoras e cognitivas passem a se desgastar em função do tempo. Para evitar que isso aconteça, é recomendado que pessoas nessa faixa etária realizem algum tipo de exercício para o cérebro.

Exercite a mente

Com estímulos corretos, evitam-se o problemas relacionados a doenças mais graves, como o Alzheimer, por exemplo. Quer saber como deixar a mente ativa e envelhecer com saúde? Confira as dicas do Vivo Mais Saudável.

xadrez é exercício para o cérebro

5 opções de exercício para o cérebro

Se você chegou à terceira idade, ou está próximo dela, o mais recomendado é que não fique parado. As atividades físicas são importantes para a saúde do idoso. Além delas, um exercício para o cérebro também é altamente recomendado. Veja abaixo cinco opções para manter a cabeça ocupada.

1. Palavras-cruzadas

As palavras-cruzadas são uma ótima opção para manter a mente em atividade. Com esse exercício, que pode ser realizado nas páginas de um jornal ou com revistas do gênero, você treina a memória e os seus conhecimentos gerais. Além disso, pode se desafiar a preencher a cartela em um tempo determinado, treinando também o raciocínio rápido.

2. Jogos de tabuleiro

Outra opção bastante difundida como exercício para o cérebro são os jogos em geral. As opções mais populares são o xadrez, o jogo de damas e os jogos de carta, como pife, canastra e buraco, por exemplo.

Essas atividades estimulam o raciocínio rápido e a capacidade estratégica. Os jogos de memória também podem ser uma boa opção, pois proporcionam interação e ajudam a melhorar o relacionamento com outras pessoas.

3. Leitura

A leitura também deve estar entre as opções para exercitar o cérebro. Entre os benefícios, estão o aumento da capacidade de concentração e de imaginação. Além disso, é importante para desenvolver outros aspectos, como o vocabulário, que também está diretamente ligado à memória de curto e longo prazo.

Saiba Mais
Avelã contribui para a memória e a pressão arterial
Memória de idosos pode ser aprimorada com exercícios
Pesquisas indicam que o cérebro humano melhora com a idade

4. Modos diferentes

A realização de atividades simples, mas de maneira diferente da qual você as faz, pode ter um impacto significativo na sua rotina. Por exemplo: ao escovar os dentes ou utilizar uma tesoura, experimente trocar de mão. Sugere-se também fazer um caminho diferente indo ao trabalho. Esse é um exercício importante e estimula áreas do cérebro que você normalmente não utiliza.

5. Memorização

Esse pode ser um exercício desafiador, e talvez atrapalhe algumas tarefas no início, mas é importante para ajudar a memória. Em vez de anotar um número de telefone ou a lista do supermercado, experimente decorar todos os itens para já chegar às compras sabendo o que você precisa levar. É difícil, mas pode ser bastante útil para manter a cabeça funcionando.

Qual desses exercícios para o cérebro parece o mais difícil? E o mais divertido? Deixe sua opinião nos comentários! E aproveite para conferir outras dicas de saúde e bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
memória
envelhecimento
cognição
raciocínio rápido

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ