Terceira Idade

31/01/2015 02:22 - Atualizado em 01/12/2016 11:56

Andar de bicicleta emagrece? Veja mais benefícios para os idosos

Andar de bicicleta emagrece e ajuda a definir os músculos, se a prática for feita da maneira correta.

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Redação

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A prática de exercícios físicos é muito importante em todas as idades, mas para os idosos ela é fundamental. Além de proporcionar mais bem-estar físico e mental, exercitar-se ajuda a tratar e prevenir doenças da terceira idade.

Entre uma das melhores atividades está pedalar, pois andar de bicicleta emagrece e oferece vários outros benefícios para a saúde.

andar de bicicleta emagrece

Desde que haja um acompanhamento profissional, andar de bicicleta é muito indicado para os idosos. Alguns cuidados são essenciais para garantir a segurança e evitar problemas, mas com atenção é possível seguir todos eles.

Andar de bicicleta emagrece e traz outros benefícios

Fazer exercícios físicos regularmente melhora o funcionamento de todo o organismo, evitando o surgimento de várias problemas. Andar de bicicleta é uma ótima atividade aeróbica para perder e controlar o peso, pois exige esforço físico de várias partes do corpo.

Com uma hora de pedalada é possível queimar cerca de 600 calorias. Além de eliminar a gordura em várias partes do corpo, os músculos se fortalecem.

É comprovado que andar de bicicleta emagrece, mas esse não é o único benefício que o exercício oferece. A resistência física aumenta e os músculos ficam mais definidos, principalmente na região abdominal. Pedalar regularmente deixa as pernas mais firmes e proporciona até mesmo a perda das gordurinhas localizadas da barriga.

Outro ponto positivo é que a atividade estimula a circulação sanguínea, pois acelera os batimentos do coração e aumenta a capacidade respiratória. Com isso, previne problemas cardiovasculares e cardiorrespiratórios, além de diminuir os riscos de doenças como colesterol alto, hipertensão, diabetes e doenças do coração.

O corpo faz um grande esforço e demonstra que andar de bicicleta emagrece. Os pulmões também trabalham mais. A potência aumenta para dar conta de suprimir as necessidades de oxigênio e para expulsar o gás carbônico do organismo. Essa sobrecarga saudável ajuda a aumentar a capacidade cardiorrespiratória.

Com a prática do exercício, além das melhorias para a saúde do corpo, aparecem também os benefícios para a mente. Os idosos que andam de bicicleta desenvolvem maior capacidade motora, melhoram o equilíbrio e ficam mais ativos até mesmo para realizar as tarefas do cotidiano.

E ainda tem mais uma vantagem: a produção de endorfina, o neurotransmissor do bem-estar, também é estimulada.

Andar de bicicleta emagrece, mas cuidado!

Muita pessoas não conquistam bons resultados pedalando porque não realizam a atividade corretamente. Aqueles que querem perder peso duvidam que andar de bicicleta emagrece, mas vale lembrar que isso só é possível com o acompanhamento de uma alimentação saudável e equilibrada.

Andar de bicicleta emagrece, sim, desde que os hábitos alimentares também mudem e que seja feito um acompanhamento profissional. A avaliação física e de saúde antes de começar a praticar o exercício, por exemplo, é fundamental.

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