Terceira Idade

01/08/2014 02:30 - Atualizado em 07/12/2016 07:40

Academia na praça pode ser alternativa saudável para idosos

Em muitas cidades, a academia na praça oferece equipamentos para uso gratuito.

POR

Redação

  • +A
  • -A

É muito importante que pessoas de todas as idades pratiquem exercícios físicos com regularidade, mas também é preciso ter cuidado. A academia na praça é uma excelente opção para pessoas da terceira idade, que não têm a mesma capacidade física de quando eram jovens.

Academia na praça
Academia na praça pode ser opção de baixo impacto para idosos. Foto: Shutterstock

Atualmente há um número cada vez maior de cidades que possuem, em muitas de suas praças e parques, aparelhos de musculação. É uma maneira barata e eficaz de promover a qualidade de vida por meio de exercícios em larga escala. No casos dos idosos, oferece uma alternativa de impacto reduzido para acabar com o sedentarismo.

Musculação na terceira idade na academia na praça

Utilizando corretamente os aparelhos da academia na praça, o idoso pode trabalhar os seus músculos. Geralmente, quando essa estrutura é implantada, são instalados equipamentos diversos, que possibilitam trabalhar todos os grupos musculares do nosso corpo de maneira equilibrada.

Com a musculação, são prevenidas a obesidade, hipertensão arterial, diabetes, osteopenia e osteoporose, apenas para citar alguns males. Mas o principal benefício da prática é o aumento na independência e autonomia funcional, o que contribui intensamente para a melhora na qualidade de vida do idoso.

O incremento da força muscular também reduz o risco de queda – que pode, em idade avançada, significar uma grave fratura, mesmo que o acidente pareça leve. Trabalhando os músculos em uma academia na praça, o idoso volta a poder executar alguns movimentos que antes lhe causavam dificuldades.

A academia na praça não tem, no entanto, o objetivo de transformar ninguém em um atleta. Tanto no caso de idosos quanto de pessoas de outras idades, o principal é incentivar a atividade física e promover a interatividade.

Além de ficar parado em casa, um comum problema na terceira idade é o afastamento social, causando problemas como a depressão, que agravam ainda mais questões de saúde comuns dessa época. Realizar exercícios ao ar livre possibilita ao idoso, além de respirar o ar puro, conhecer novas pessoas. Sem contar que, ao praticar atividades físicas, é estimulada a produção da endorfina, neurotransmissor associado ao bem-estar.

Aparelhos presentes na academia na praça

Uma academia na praça bem equipada conta com vários tipos de aparelhos, cada um com uma função específica. Veja alguns deles:

- Simulador de caminhada: esse equipamento ajuda a aumentar a mobilidade dos membros inferiores e desenvolver a coordenação motora.

- Simulador de cavalgada: nesse, é fortalecida a musculatura das pernas, mas também dos braços. A dica é manter uma postura ereta para que não ocorram lesões na coluna

- Esqui: esse aparelho aumenta a flexibilidade das pernas, dos braços e quadris, além de melhorar a função cardiorrespiratória. Também recomenda-se atentar para a postura ereta.

Academia na praça
Esqui é um bom exercício para aprimorar equilíbrio e resistência. Foto: Shutterstock

- Rotação dupla diagonal: esse é um aparelho manuseado pelos braços, que ajuda a aumentar a mobilidade das articulações dos ombros e cotovelos.

- Rotação vertical: também trabalha braços, mas não é um equipamento de força, e sim que melhora a flexibilidade nas articulações.

- Pressão de pernas: é indicado para fortalecer a musculatura das coxas e quadris.

- Multiexercitador: trabalha vários músculos dos membros superiores e inferiores, alongando, fortalecendo e aumentando a flexibilidade muscular.

- Surf: é praticado com movimentos laterais, que trabalham músculos abdominais e a região lombar.

- Simulador de remo: esse aparelho fortalece principalmente a musculatura das costas e dos ombros.

Receba dicas de Marcio Atalla e comece uma rotina mais saudável hoje

E aí, gostuo das dicas? Então deixe seu comentário e compartilhe sua experiência no nosso fórum!

TAGS
academia
saúde do idoso
bem estar do idoso

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ