Terceira Idade

01/06/2016 03:00 - Atualizado em 10/01/2017 11:11

Abdominais em pé reforçam a musculatura

Os exercícios prometem melhorar a qualidade de vida e evitar problemas na postura.

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Redação

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Exercícios abdominais em pé prometem acabar com a sua preguiça e melhorar a qualidade de vida com apenas alguns movimentos. Simples e rápidos de praticar, eles podem ser feitos tantos na academia quanto na sala de casa, mas sempre com supervisão de um educador físico.

De acordo com Leandro De Rossi de Lima, professor de Educação Física na academia Fit Premium, os abdominais em pé exercem uma função essencial para a saúde do corpo. “Com a idade, a gordura vai se acumulando em formato de capa, e, para que ela não se exceda, é necessário fazer os movimentos”, explica o profissional.

Além de potentes para a queima de gordura, os movimentos fortalecem a musculatura do abdômen e a lombar, evitando o desenvolvimento de dores e facilitando a mobilidade do idoso. A famosa corcunda, que nada mais é que a curvatura da coluna vertebral, pode ser diminuída com a prática regular dos exercícios. Confira algumas sugestões.

idoso pratica abdominais em pé

Benefícios dos abdominais

Os idosos que apostam em atividades físicas são mais ativos e apresentam melhor qualidade de vida. A prática de abdominais em pé é essencial para quem deseja diminuir as gordurinhas. Ela ainda fortalece a musculatura que garante a movimentação durante o dia a dia e promovem sensação de bem-estar.

Assim como qualquer outra atividade física, o treino deve ser orientado por um profissional. Movimentos mal executados podem ocasionar lesões e dores desconfortáveis que significam, na maioria dos casos, a necessidade do afastamento do praticante.

Segundo Lima, os abdominais em pé podem ser executados duas vezes na semana. O professor deve supervisionar os movimentos para que não exista o risco de overtraining - a fadiga total da musculatura e do aluno. Os exercícios podem ser direcionados para as partes superior, inferior e lateral do abdômen.

2 exercícios de abdominais em pé

Lembre-se: os movimentos devem ser auxiliados por um professor de Educação Física. Avise o profissional, caso sinta dores exageradas e diferentes das habituais.

Flexão de tronco

Fique de pé e execute a flexão de ombros guiada por um elástico. Esse acessório deve ser segurado pelo professor que acompanha os seus treinos. O mesmo movimento pode ser feito no aparelho chamado cross over. Faça três séries de dez repetições.

Flexão lateral de tronco

Pise sobre o elástico e segure as duas pontas. Puxe a ferramenta e contraia a musculatura lateral que está sendo trabalhada. O mesmo exercício pode ser executado com um peso ou uma anilha. Execute três séries de dez repetições.

Gostou das dicas de exercícios abdominais em pé? Então aproveite para compartilhar o artigo com seus colegas de academia! E não deixe de conferir outras novidades de saúde e atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

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elástico
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