Terceira Idade

17/11/2014 10:38 - Atualizado em 02/12/2016 02:23

5 benefícios da atividade física para a terceira idade

Prevenção de doenças é um dos grandes benefícios da atividade física para os idosos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Não há como evitar: à medida que o tempo passa e os anos se acumulam, nosso organismo se fragiliza, dando origem a debilidades funcionais. Problemas de visão e audição, dificuldades de locomoção e dores nas articulações estão entre as consequências mais comuns. Na terceira idade, mais do que em outras, os benefícios da atividade física são determinantes para melhorar a qualidade de vida.

Hipertensão, obesidade, osteoporose e depressão são algumas das doenças que, embora sejam relativamente comuns entre os idosos, podem ser evitadas ou amenizadas com a mudança de hábitos e a prática regular de atividades físicas.

Os principais benefícios da atividade física na terceira idade

1. Combate à depressão

Uma das grandes causas da depressão entre os idosos está relacionada à desocupação. Acostumados à rotina agitada, os recém aposentados passam muito tempo em casa, sem atividades que os estimulem como antes. Concentrar a atenção e criar metas em um novo esporte pode contribuir positivamente para essa situação, diminuindo as chances de depressão.

beneficios-da-atividade-fisica

2. Postura adequada

Normalmente, os idosos acabam ficando mais curvados, num processo que alia a idade ao sedentarismo e à postura incorreta. Um dos grandes benefícios da atividade física diz respeito ao fortalecimento da região lombar, o que favorece o equilíbrio corporal e pode ajudar a alinhar a postura, evitando dores.

3. Melhora da autoestima

Quando estamos focados em uma atividade que nos agrada e que, ao mesmo tempo, nos torna úteis, é inevitável que a autoestima ganhe um acréscimo considerável. Confiança e bom humor são algumas das consequências comuns da melhora da autoestima proveniente dos exercícios físicos.

4. Manutenção do peso

O sedentarismo é uma das principais causas para a obesidade, não só na terceira idade, mas em todas as outras. A única forma de perceber os benefícios da atividade física é deixando a preguiça de lado e buscando exercitar-se de forma regular. Felizmente, a atitude depende apenas da pessoa em questão. Ninguém é mais interessado na sua saúde do que você, não é mesmo?

5. Sono melhor

Conforme nos exercitamos, liberamos um dos hormônios responsáveis pela sensação de prazer, a endorfina. A prática de exercícios também contribui para regular o metabolismo e diminuir o estresse, tornando as noites de sono mais constantes e potencializando seus benefícios. Quem abandona o sedentarismo e começa a praticar uma atividade física de forma regular logo percebe que o sono melhora consideravelmente.

Como potencializar os benefícios da atividade física

Para aumentar o rendimento e potencializar os benefícios da atividade física, absorvendo todas suas vantagens ao organismo, é preciso combinar os exercícios a uma dieta saudável. Manter uma alimentação balanceada, rica em nutrientes, frutas, verduras e grãos pode contribuir positivamente para os resultados.

É importante lembrar que, se os hábitos alimentares não mudarem, os exercícios não farão tanta diferença. Por exemplo, se a intenção for diminuir a gordura corporal, de nada adianta caminhar uma hora na esteira e jantar uma pizza sozinho à noite. Na terceira idade - como em todas as outras -, buscar o equilíbrio é fundamental.

Gostou das dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
atividade física
esporte
terceira idade

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ