Terceira Idade

19/11/2014 08:09 - Atualizado em 08/12/2016 02:03

5 alongamentos para idosos simples de fazer

Conheça os benefícios da prática de alongamentos para idosos e inclua a prática na rotina.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A idade chega e, infelizmente, cobra o seu preço. Ninguém consegue evitar o declínio funcional do organismo à medida que os anos se acumulam. Fatores como equilíbrio, flexibilidade, coordenação motora e força muscular acabam sofrendo um decréscimo significativo com a passagem do tempo.

No entanto, é possível amenizar os efeitos do envelhecimento com a prática de exercícios físicos e adotando uma dieta saudável. Outra recomendação frequente são os alongamentos para idosos, que podem ser executados em casa e em diferentes períodos do dia.

alongamento-para-idosos

Benefícios dos alongamentos para idosos

Normalmente, os alongamentos em geral são indicados para quem está iniciando ou terminando um exercício físico, pois a prática contribui para aumentar a flexibilidade dos músculos, prevenindo lesões e aumentando a amplitude dos movimentos. Mas os benefícios da atividade não ficam restritos às academias ou pistas de atletismo: é possível incorporar os alongamentos ao dia a dia.

Ao auxiliar a retardar o processo de envelhecimento e contribuir para a aumentar a disposição para tarefas simpes do cotidiano, os alongamentos para idosos assumem um aspecto indispensável ao bem-estar na terceira idade.

Além disso, podem contribuir para prevenir lesões e diminuir dores muculares, potencializando a sensação de autonomia, sempre tão valorizada nesse período da vida.

Antes de começar a praticar os alongamentos para idosos, defina com critérios específicos o momento do dia que você irá realizar aos exercícios. É preciso ter disciplina para seguir a rotina e perceber os resultados. Se você não se doutrinar, esperando surgir “brechas” para incluir os alongamentos na rotina, é muito provável que acabe se esquecendo ou seja vencido pela preguiça.

Há quem prefira executar os movimentos na cama, de manhã, para despertar o corpo e prepará-lo para as tarefas do dia. Outras pessoas optam por alongar-se à noite, como medida para desacelerar o organismo e possibilitar um sono mais consistente. Não hesite em testar e experimentar: apenas assim você descobrirá qual o processo mais adequado para o seu perfli.

5 alongamentos para idosos

Trata-se de uma sequência básica de movimentos para o pescoço e para os membros inferiores e superiores. Com o tempo, você pode incluir outras opções na lista de atividades físicas. Na dúvida, procure um profissional de educação física especilizado em lidar com exerícios e alongamentos para idosos.

Exercício 1

Em pé, flexione o cotovelo direito e, com a palma da mão na orelha esquerda, faça um movimento suave para o lado. Mantenha a posição por 15 segundos e repita do outro lado.

Exercício 2

Em pé, com as pernas afastadas, estique as mão acima da cabeça, em direção ao céu. Espreguice-se e mantenha a postura esticada. Conte 15 segundos e retorne à posição inicial.

Exercício 3

Em pé, com as pernas afastadas, estique o braço direito para o lado esquerdo, na mesma linha da altura do ombro. Com a mão esquerda, pressione o cotovelo direito e permaneça nessa posição por 15 segundos. Repita do outro lado.

Exercício 4

Em pé, com as pernas afastadas, projete o corpo para a frente, dobrando a coluna. Segure a ponta de um dos pés com a mão do mesmo lado do corpo, estendendo o joelho e alongando o tornozelo. O joelho da outra perna deve estar flexionado para garantir a estabilidade durante o movimento. Conte pelo menos 15 segundos e retorne à posição inicial. Repita do outro lado.

Exercício 5

Sentado, com as pernas unidas e o mais esticadas possível, flexione o corpo para a frente, até que as mãos se aproximem o máximo possível da ponta dos pés - se possível, segure a sola do sapato ou os dedos do pé. Conte 15 segundos.

Que tal praticar agora mesmo essa série de alongamentos para idosos? Não esqueça de deixar um comentário e acompanhar a nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
idosos
exercícios para idosos
atividade física
terceira idade

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ