Musculação

19/03/2016 12:00 - Atualizado em 06/10/2016 09:28

Você merece um ovo de páscoa: Veja 2 receitas

Chocolates com baixo teor de gordura podem valer para o pré ou o pós-treino.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A chegada do período pascal faz surgir nos supermercados uma alta quantidade de chocolates e de guloseimas que aguçam o apetite. Acontece que as taxas de açúcar contidas em um ovo de Páscoa não são nada benéficas para manter uma dieta saudável e equilibrada.

Para não ficar de fora da comemoração, o jeito é recorrer a receitas mais leves. Confira duas opções a seguir.

mulher segura ovo de páscoa e usa orelhinhas de coelho

Receita de ovo de Páscoa fit

A nutricionista Alice Monteiro diz que os chocolates podem ser aliados de uma alimentação saudável, desde que tenham um teor de cacau maior que 50% e estejam associados a refeições maiores, como o almoço. Para quem quer entrar no clima do período, ela ensina uma receita de ovo de páscoa com amendoim para uma sobremesa que não sai da dieta.

Ingredientes:

- 100g de chocolate em barra com teor de cacau de 70%

- 1 colher de sopa de pasta de amendoim sem açúcar

- 3 tabletes de paçoca zero

- 1 forma para ovo de Páscoa pequena.

Modo de Preparo:

Derreta o chocolate no micro-ondas e aplique uma camada na forma. Leve ao congelador por 30 minutos. Depois, despeje o restante do chocolate e espalhe até formar uma segunda camada uniforme. Leve ao congelador por mais 30 minutos.

Retire do congelador e recheie com pasta de amendoim. Triture a paçoca e salpique por cima do recheio.

Receita de ovo de Páscoa proteico

Misturar o chocolate a elementos ricos em proteínas também é uma forma de aproveitar o doce sem descuidar do corpo. Segundo a nutricionista Geórgia Bachi, a receita é uma opção de lanche pós-treino, já que auxilia na recuperação muscular e ainda controla o estresse oxidativo causado pelos exercícios. 

Ingredientes:

- 150g de chocolate meio amargo

- 5 claras de ovo

- 40g de whey protein sabor chocolate

- Leite desnatado

- 1 forma para ovo de Páscoa de 250g.

Modo de Preparo:

Derreta o chocolate em banho-maria até que vire uma mistura lisa. Despeje na forma de maneira que crie uma camada uniforme e sem falhas. Leve ao freezer por cinco minutos e desenforme.

Bata as claras em neve. Adicione o whey protein e um pouco de leite. Bata novamente até ficar homogêneo. Leve à geladeira por um período entre dez e 15 minutos. Recheie o ovo de chocolate com a mistura. Sirva gelado.

ovo de páscoa decorado

Aliado da dieta

Para Alice Monteiro, o chocolate não é um problema na dieta das pessoas que realizam uma grande quantidade de atividades físicas e têm gasto calórico alto. Desde que seja meio amargo e esteja calculado de forma que não exceda os limites diários de gordura e açúcar, o doce pode fazer parte dos hábitos alimentares de quem quer ficar com os músculos em dia.

Geórgia Bachi diz que os melhores horários para o consumo da guloseima são antes ou logo após o treino, quando os músculos estão mais preparados para receber os nutrientes e você é capaz de usar o organismo a seu favor, e não contra você. A ideia é escolher as versões mais saudáveis, que contenham elementos benéficos como o whey protein.

“Nesses casos, basta ficar atento ao rótulo. O chocolate saudável é aquele cuja lista de ingredientes começa com cacau e não com açúcar”, alerta a nutricionista. Agora, se você é daqueles que preferem não arriscar ou têm restrição aos elementos do doce, siga a dica de Alice Monteiro: “a alfarroba é uma boa alternativa, pois possui menos gordura e calorias”.

Gostou das dicas? Então experimente essas receitas! Depois nos conte o resultado, hein? E não se esqueça de conferir outras novidades de saúde e alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
whey protein
chocolate amargo
cacau
pré-treino

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ