Musculação

13/10/2014 01:10 - Atualizado em 02/12/2016 11:52

Velocidade das repetições influencia na conquista dos objetivos

A velocidade das repetições deve variar conforme os objetivos da sua malhação.

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Redação

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Na hora de dar seu máximo na musculação, uma dúvida comum gira em torno da velocidade das repetições. Se esse é o seu caso, entenda que a realização do treino de forma rápida, lenta ou na chamada explosão possui benefícios distintos. Para definir essa intensidade, é preciso primeiro decidir o que você deseja alcançar com a malhação.

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A velocidade das repetições em 3 passos

A velocidade das repetições tem fundamental papel no objetivo que deverá ser alcançado. Por exemplo: se você pretente usar a musculação para emagrecer, faça repetições rápidas. Já se o seu desejo é criar músculos, opte pela repetição lenta.

Veja a seguir um pouco sobre cada uma das intensidades de treino praticadas, escolha a velocidade das repetições mais adequada ao seu perfil e objetivos e incremente a sua atividade física. E não se esqueça, claro, de conversar com o instrutor da academia, para que ele possa orientar os melhores caminhos para o seu exercício.

Repetições lentas

São repetições nas quais você deverá explorar os músculos. Deverá ser usado para essa modalidade um peso superior ao que você está habituado a usar. 

Com a intensidade alta, você deve realizar três séries de oito repetições. O intervalo entre as séries deverá ser de 1 a 2 minutos. Os movimentos devem contrair e liberar o músculo para que se gere uma tensão. Com essa tensão, ocorrerá um semiruptura de fibras musculares, que mais tarde promoverão o fortalecimento muscular.

O cuidado principal é não trabalhar em dois dias seguidos o mesmo grupo muscular. Recomenda-se um período de 48h para cada grupo. Com essa medida, será mais fácil prevenir lesões e obter o melhor resultado. Lembre-se: é no descanso que o músculo cresce.

Repetições rápidas

Diferente das repetições lentas, a intensidade rápida exige um peso menor. O tempo estimado para a realização completa de um movimento deve ser de 2 segundos. Com a intensidade reduzida, podem ser realizadas mais séries. 

O intervalo entre as séries deverá ser bastante curto. Basta um tempo suficiente para respirar e pegar um ar, cerca de 30 segundos. Também vale dar uma variada, optando por fazer exercícios diferentes em 3 séries conjugadas. Essa variedade é importante para que sejam exercitados todos os músculos e não apenas um pequeno grupo.

A velocidade rápida exige bastante do nosso corpo. Além de cansar, também queima muitas calorias, o que é ótimo para quem deseja perder peso.

Repetições explosivas

Existe ainda um meio termo entre a velocidade das repetições lenta e rápida, a chamada explosiva. Ela é muito usada por atletas que devem ter uma explosão em seus movimentos.

Jogadores de futebol precisam dessa explosão no chute, enquanto há atletas que precisam ter a explosão no salto, como numa disputa de salto com vara ou durante o soco, numa luta de boxe, por exemplo.

O treino de musculação para essas pessoas deve começar com uma boa carga de velocidade determinada e finalizar de uma forma mais controlada. O intervalo entre as séries deverá ser de 40 segundos.

Tudo entendido? Mas não custa repetir: a velocidade das repetições varia muito conforme o objetivo da pessoa. Quem deseja definir e emagrecer deve optar pelo treino rápido. Se a intenção é ganhar massa muscular, o treino precisa ser lento e intenso. Em qualquer um dos casos, é recomendado que se converse com o instrutor da academia ou um personal trainer, para que você tenha a orientação completa e previna-se de lesões.

Que tal começar a praticar agora mesmo? Não esqueça de deixar um comentário e acompanhar a nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

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