Musculação

16/09/2015 09:00 - Atualizado em 01/12/2016 06:01

Veja como montar um treino para costas matador

O fortalecimento das costas contribui para maior definição dos músculos e melhora da postura.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O treino para costas pode ter uma série de finalidades: aumento da musculatura, definição e até mesmo melhora na postura. A região engloba diversos músculos e articulações e, portanto, deve ser trabalhada com cautela para evitar dores e lesões.

Mesmo para quem não tem o objetivo de conquistar músculos mais desenvolvidos, o treino para costas colabora para fortalecer o corpo, diminuindo a sobrecarga na coluna durante as mais diversas atividades. Confira a seguir quatro exercícios indispensáveis.

mulher faz treino para costas

4 exercícios básicos do treino para costas

O treino para costas varia conforme a pessoa. Enquanto algumas precisam de atividades mais leves, outras já têm uma capacidade maior na execução de movimentos mais complexos. Confira a seguir alguns exercícios que trabalham regiões diferentes e não podem ficar de fora da sua série.

Flexões

Um tradicional exercício, trabalha com a parte superior de forma que nem mesmo os supinos conseguem. A omoplata faz um movimento completo com a flexão e preenche a área entre os ombros. Essa é uma atividade benéfica para o fortalecimento da musculatura e para definição.

Remada baixa

Esse exercício é executado sentado. O movimento consiste em segurar pegadores e levá-los em direção ao peito. A atividade envolve diretamente o dorso e o trapézio. A execução correta do movimento exige que o atleta mantenha as costas eretas durante todo o exercício e que os cotovelos sejam projetados para trás na maior altura possível.

Puxada

Tanto a puxada frontal quando a executada por trás da cabeça trazem importantes benefícios na definição dos músculos das costas. Os mais músculos envolvidos são grande dorsal, trapézio, subclávio, peitoral maior e menor. A principal diferença entre as duas modalidades é que, no movimento frontal, a posição do tronco é mais estendida. Já a região cervical é mais flexionada na puxada por trás.

Pullover

O pullover trabalha as costas, o peito, os deltoides (ombros) e os braços. A execução deve ser feita com cuidado para evitar lesões. O exercício é considerado um alongamento dos membros superiores e pode ser realizado com barra ou halteres. O movimento consiste em posicionar-se deitado em cima de um banco de apoio e colocar a barra ou halter acima da cabeça, levantando o peso em direção ao teto.

Saiba Mais
Conheça os melhores exercícios para costas
Remada unilateral trabalha músculos das costas e dos braços
Veja como realizar um treino de dorsais

Consulte um profissional

Assim como em outras séries, o treino para costas exige que o indivíduo procure apoio profissional. Muitos exercícios que trabalham a região podem causar sérias lesões, caso realizados de maneira incorreta.

Por isso, converse com um educador físico sobre seu histórico de saúde, relatando dores, problemas musculares e traumas. Isso contribui para que o profissional possa identificar quais são as atividades mais positivas para o seu caso.

Lembre-se que, além da execução correta, todos os exercícios devem ser realizados de forma cautelosa, sem pressa e respeitando os limites impostos pelo corpo. O aumento de carga ou das séries deve ser feito de maneira gradual.

Quais outros exercícios você acredita que são indispensáveis no treino para costas? Deixe seu comentário e compartilhe com outros leitores do Vivo Mais Saudável quais são suas atividades favoritas na musculação!

TAGS
pulley
dorsais
remada
definição muscular

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ