Musculação

03/04/2015 09:17 - Atualizado em 29/12/2016 09:36

Veja 4 dicas de musculação para ficar em forma com saúde

Com alguns cuidados, é possível conquistar ótimos resultados nessa atividade.

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Redação

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A musculação é uma das atividades físicas mais praticadas atualmente, pois é muito versátil e ajuda a alcançar diferentes objetivos. O exercício é indicado para emagrecer, aumentar ou definir a musculatura, ou ainda para prevenir e tratar lesões.

Mas, para quem quer começar a praticar a atividade, é importante seguir algumas dicas de musculação para garantir os benefícios com saúde. Com os cuidados necessários, os resultados aparecem rapidamente e é possível conquistar um corpo saudável e em boa forma.

dicas de musculacao

Benefícios da musculação

A musculação proporciona diferentes benefícios para o corpo e para a saúde, como eliminar gordura, ganhar massa muscular, definir os músculos e modelar o corpo. Além de melhorar a parte estética, também oferece mais saúde e qualidade de vida para os praticantes, pois estimula o bom funcionamento de todo o organismo.

Ainda, melhora a postura, fortalece as articulações e aumenta o condicionamento físico. Proporciona bem-estar e relaxamento com a liberação de endorfina, o hormônio que provoca sensação de prazer. Também traz benefícios cognitivos, melhorando a capacidade de atenção, de concentração, de memória e de aprendizagem.

4 dicas de musculação

Seguindo alguns cuidados e dicas de musculação, qualquer pessoa pode praticar a atividade e conquistar seus objetivos de forma saudável. A prática dos exercícios varia de acordo com os interesses, as necessidades e as limitações de cada um. Tudo deve ser avaliado por um profissional, que indicará o melhor tipo de treino.

1. Avaliação médica

Para iniciar a prática da musculação, é preciso procurar um médico e fazer uma avaliação física e de saúde. Nas consultas especializadas, o profissional avalia o histórico médico familiar e pessoal, além de realizar um hemograma para detecção de anemias e infecções.

Já o eletrocardiograma mostra se a pessoa teve ou tem problemas cardíacos. O teste ergométrico, por fim, avalia o funcionamento cardiovascular quando o indivíduo é submetido a esforço físico.

2. Orientação profissional

Uma das dicas de musculação mais importantes é sempre buscar o acompanhamento de um profissional para indicar os exercícios e a forma como devem ser executados. Um professor de educação física deve adequar as cargas e a intensidade do treino para cada pessoa, com base na idade, no peso, no sexo e no histórico em atividade física.

3. Definição dos objetivos

Traçar as metas que você quer alcançar faz parte das dicas de musculação e ajuda a direcionar os exercícios para que os resultados sejam mais rápidos e efetivos. A escolha do treino, os tipos de exercício e a intensidade com que serão realizados são fatores que dependem do objetivo do praticante, seja perder peso, aumentar a massa muscular ou ganhar força e resistência.

4. Alimentação pré e pós-treino

Alimentar-se corretamente antes e depois do treino é uma das dicas fundamentais para evitar a perda de massa muscular e proporcionar melhor rendimento durante o exercício. Como lanche pré-treino, é indicado consumir carboidratos para ganhar disposição. Já no pós-treino, a proteína ajuda na recuperação dos músculos e no ganho de massa.

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musculação
alimentação pré-treino
condicionamento físico
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