Musculação

31/07/2015 09:14 - Atualizado em 13/11/2016 12:55

Turbine seu treino de pernas na musculação

Quer conquistar pernas definidas e torneadas? Aposte num treino potente e saudável.

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Redação

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Para garantir pernas bem torneadas e fortalecidas, a musculação tem um grande papel. O treino de pernas contribui para a definição dos membros inferiores, mas o ideal é que seja feito com acompanhamento de um profissional para garantir bons resultados e evitar lesões.

O desejo de conquistar pernas e glúteos definidos deve vir acompanhado de muita disposição. Além disso, o treino de pernas deve ser aliado a uma alimentação equilibrada e a outros hábitos saudáveis.

treino de pernas

Treino de pernas: Por onde começar?

Carlos Leandro Tiggemann, doutor em Ciência do Movimento Humano e professor do Curso de Educação Física da Faculdade da Serra Gaúcha, explica que, para fortalecer os músculos, é necessário obter estímulos adequados.

“Se a pessoa for sedentária ou pouco ativa, provavelmente a realização de exercícios simples no treino de pernas, como agachamento e caminhadas, já ajude. Já se a pessoa for mais ativa, é necessária uma combinação mais intensa, principalmente no que se refere à carga utilizada”, orienta Carlos.

O profissional explica que, quando o objetivo é tornear as pernas, existe uma combinação de dois fatores: o primeiro é conseguir realizar uma quantidade suficiente de séries e cargas, e assim promover o aumento da massa muscular. O segundo é reduzir a quantidade de gordura corporal com alimentação restritiva e, assim, deixar os músculos mais visíveis.

Mas e o resultado, aparece quando? Essa é a pergunta de muitas pessoas que iniciam o treino de pernas na musculação. Carlos esclarece que a força já é incrementada com poucas semanas - entre quatro e seis-, porém os resultados hipertróficos ou de emagrecimento necessitam de mais tempo, geralmente em torno de quatro a seis meses.

Sugestões de exercícios para as pernas

Adutores e abdutores

Contribuem na flexão de inúmeros músculos menores. O exercício abre a fecha o quadril, estabilizando-o e auxiliando no movimento dos glúteos.

Avanços

Muito conhecido no treino de pernas, o exercício promove flexão de joelho e extensão de quadril. Atua diretamente sobre os músculos do quadríceps e músculos isquiotibiais.

Agachamentos

Esse é considerado o tipo de exercício mais completo e essencial para o treino de pernas. A atividade atua fortemente nos músculos isquiotibiais e nos glúteos, sendo importantíssima para quem quer engrossar as coxas.

Lembre-se que as séries e os pesos variam de indivíduo para indivíduo. O fundamental é conversar com o seu personal ou educador físico e expor quais são os seus objetivos. Apenas em uma avaliação física será possível indicar quais são os exercícios ideais para você.

treino de pernas

Hábitos saudáveis são essenciais

O docente do curso de Educação Física explica que qualquer exercício - seja treino de pernas ou outra modalidade - realizado de forma abusiva e errônea gera uma sobrecarga nos músculos e, principalmente, sobre as articulações. Isso pode comprometer a saúde em longo prazo, trazendo desconfortos, dores e problemas posturais.

“Ainda, treinamentos inadequados podem ser ineficientes para o objetivo proposto, fazendo com que não se alcance o resultado esperado”, adiciona Carlos.

Ele acrescenta que, qualquer que seja o objetivo pretendido em um treinamento físico, deve-se combinar alimentação equilibrada, descanso suficiente e treinamento em volumes e intensidades apropriados. Evitar o consumo de drogas e ter um estilo de vida que potencialize as respostas também é importante.

“Claro que ainda existe um fator determinante: a genética. Algumas pessoas terão extrema facilidade em alcançar seus objetivos, enquanto que outras terão muita dificuldade”, aponta o educador físico.

Quais são os exercícios que fazem parte do seu treino? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

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